X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Receita paga restituição da malha fina do IR com correção de 11,66%

A restituição do Imposto de Renda 2023 só começará a ser paga em 31 de maio


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Receita paga restituição da malha fina do IR com correção de 11,66%
A restituição do Imposto de Renda 2023 só começará a ser paga em 31 de maio |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (28) o lote residual da restituição do Imposto de Renda referente ao mês de abril de 2023. O depósito será feito com correção de 11,66% e será destinado a quem caiu na malha fina e acertou as pendências com o fisco ou quem entregou a declaração de anos anteriores com atraso.

Leia mais notícias de Economia

O lote deste mês terá 290.934 contribuintes, que receberão um total de R$ 344,04 milhões. Do total, R$ 155,12 milhões são para as pessoas que têm prioridade legal.

Para saber se está no lote, o contribuinte tem de acessar o site da Receita Federal. É preciso clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar a Restituição". O cidadão deve informar o CPF e a data de nascimento, e selecionar o ano da declaração. O sistema mostrará as informações sobre o crédito.

A Receita ainda disponibiliza o acesso às informações por meio do aplicativo para tablet e celular, que permite consultar a base de dados da instituição com informações sobre a liberação de restituições do IR e a situação cadastral do CPF.

Entre os beneficiados deste lote estão:

- 3.647 idosos acima de 80 anos

- 25.136 idosos entre 60 e 79 anos

- 3.957 pessoas com deficiência ou doença grave

- 9.615 contribuintes que têm o magistério como maior fonte de renda

- 248.579 contribuintes que não estão entre os prioritários

O pagamento será feito na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda ou por meio da chave Pix indicada. Caso o crédito não seja feito, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito pelo Portal BB, acessando esse link ou ligando para a Central de Relacionamento BB nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-729-088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se a quantia não for resgatada em um ano, o contribuinte deve fazer a solicitação pelo portal do e-CAC da Receita. No menu "Declarações e Demonstrativos", clique em "Meu Imposto de Renda" e selecione "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

NÃO ESTOU NA LISTA. COMO CHECO SE ESTOU NA MALHA FINA?

Caso o contribuinte não esteja na relação, ele pode consultar o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal) para saber quais são as pendências. A pessoa deve entrar na declaração pendente para saber qual é a falha. Depois, é necessário fazer as correções, enviando uma declaração retificadora. O acompanhamento do processo é feito pelo e-CAC.

COMO CHECAR AS PENDÊNCIAS NO E-CAC

- O contribuinte precisa ter login e senha no gov.br nível prata ou ouro. Clique aqui para saber como chegar ao nível prata ou ouro.

- Feito o login, vá na opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRF)" e clique na aba "Processamento"

- Selecione o ano-calendário da declaração que você quer verificar e escolha o item "Pendências de Malha"

- Se houver alguma pendência, será informado o motivo da retenção. O contribuinte precisa corrigir e enviar uma declaração retificadora.

IMPOSTO DE RENDA 2023 SÓ COMEÇA A PAGAR RESTITUIÇÃO EM MAIO

A restituição do Imposto de Renda 2023 só começará a ser paga em 31 de maio, prazo final para entregar a declaração do IR neste ano. São cinco lotes de pagamentos, de maio a setembro.

Em 2022, a fila de prioridades, que inclui idosos, pessoas com deficiência, doentes graves e profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério, também terá os contribuintes que entregarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição por Pix.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: