X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Princesa europeia pode vir buscar negócios no ES

Comitiva com Astrid da Bélgica com 600 investidores tem agenda no Brasil em novembro e é possível uma visita ao Estado


Imagem ilustrativa da imagem Princesa europeia pode vir buscar negócios no ES
Princesa Astrid |  Foto: Divulgação / Monarchie BE

Liderados pela princesa Astrid da Bélgica, cerca de 600 empresários daquele país estão com viagem marcada para o Brasil na última semana de novembro. O Espírito Santo está entre os destinos que podem ser visitados pela princesa durante a missão econômica em busca de investimentos no território brasileiro.

Para conhecer melhor a região e as potencialidades, a cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Caroline Mouchart, esteve nesta semana no Estado com uma comitiva.

Em uma retrospectiva da vinda ao Estado, por meio das páginas nas redes sociais, o Consulado listou as visitas realizadas em três dias de encontros. Além da cônsul-geral, estiveram presentes também os cônsules honorários de Vitória, Jean-François Levitre, e o empresário Belga e embaixador da Valônia, Michel Vreysen.

Eles estiveram com o vice-governador, Ricardo Ferraço, que é secretário de Estado do Desenvolvimento, e com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. “A missão econômica e principesca no final de novembro foi o centro de nossas discussões em todos os encontros”, destacou o Consulado.

Disse, ainda, que na Federação das Indústrias do Estado (Findes) foram detalhados os setores prioritários para a Bélgica no Brasil.

A Vports – responsável pela administração dos terminais de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho – também esteve entre as visitas.

A autoridade portuária afirmou que recebeu, nesta semana, a visita de Caroline Mouchart e sua comitiva, para uma apresentação institucional da Vports.

“O objetivo foi conhecer melhor o nosso porto e preparar para a vinda de uma comissão Comercial Belga, para novembro próximo, composta por 600 investidores, bem como a Princesa Astrid e os ministros-Presidentes das regiões belgas. Esta missão visa estreitar as relações comerciais e compreender melhor o mercado do Espírito Santo e novos negócios”, informou a Vports.

Comitiva

A comitiva ainda passou por empresa da área da tecnologia e universidades. Em contato com a Embaixada da Bélgica no Brasil e com o Consulado Geral da Bélgica no Rio de Janeiro a informação é que, inicialmente, a vinda da princesa Astrid e do grupo de empresários está confirmada para Rio e São Paulo. No entanto, outros pontos não estão descartados.

Estados “disputam” a visita real

Além do Espírito Santo, outros estados do País convidaram empresários e a princesa Astrid da Bélgica para visitas, durante a vinda marcada para novembro.

A missão econômica foi confirmada em janeiro deste ano e tem sido divulgada por representantes belgas no Brasil.

Governadores e representantes de estados do Nordeste – que compõem o Consórcio Nordeste – estiveram na Bélgica este mês em uma missão internacional, onde aproveitaram o momento para convites.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, durante a visita à Europa estendeu o convite para que Alagoas seja um dos estados visitados durante a missão em novembro.

“Desejo que visitem Alagoas e conheçam todas as oportunidades de parcerias que temos a oferecer e a segurança que ofertamos aos nossos investidores”, afirmou o governador alagoano.

Assim como as visitas ao Espírito Santo, representantes de Consulados Bélgica e empresários tem realizado missões e visitas a outros estados.

Em março, foi a vez do Ceará, receber a comitiva com alguns representantes do Consulado Geral da Bélgica no Rio de Janeiro. Eles se reuniram com o governo e fizeram visitas a universidades.

Presente na comitiva, a cônsul-geral da Bélgica no Brasil, Caroline Mouchart, destacou o interesse do país europeu em firmar parceria também com o Ceará.

No mesmo mês, o Consultado visitou o estado de Pernambuco com o objetivo de conhecer as autoridades e compreender as oportunidades no setor de energia, entre outros.

Jogos

A princesa Astrid da Bélgica, que é a quinta na linha de sucessão ao trono, esteve no Brasil em setembro de 2016, para os jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro.

Na ocasião, ela assistiu algumas disputas esportivas e ainda visitou projetos sociais voltados para inclusão e esportes.

Ela estava acompanhada do marido, o príncipe Lorenzo.

Imagem ilustrativa da imagem Princesa europeia pode vir buscar negócios no ES
O príncipe Lorenzo, observado pela princesa Astrid |  Foto: Felipe Panfili/Divulgação

Perfil

Astrid da Bélgica

- Astrid Josefina Cartola Fabrícia Isabel Paola Maria tem 61 anos e é a segunda filha do rei Alberto II e da rainha consorte Paola.

- É irmã do atual rei belga Filipe.

- É casada com Lorenzo da Áustria-Este e detém o título de Princesa da Bélgica. Com o nobre austríaco, ela tem 5 filhos e dois netos

- É a quinta na linha de sucessão do trono, após os quatro filhos de seu irmão mais velho, o rei Filipe da Bélgica.

- Além de Filipe, Astrid tem mais um irmão legítimo, o príncipe Lourenço, e uma meia-irmã ilegítima, Delphine.

- Astrid ocupa o cargo de presidente honorária do Conselho de Negócios Exteriores, além de funções como presidente da Cruz Vermelha belga.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: