X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Oi é vendida e mais de 470 mil no Estado vão ter de trocar de operadora


Os 33,7 milhões de clientes de telefonia móvel da Oi — sendo mais de 470 mil no Estado — vão ser transferidos para outra operadora. Num leilão virtual, na segunda-feira (14), a Oi vendeu a divisão de celular para TIM, Claro e Vivo.

A divisão dos contratos ainda será feita, mas especialistas destacam que os contratos firmados pelos consumidores com a Oi terão de ser respeitados, não podendo ser imposto a eles nenhum tipo de prejuízo.

Imagem ilustrativa da imagem Oi é vendida e mais de 470 mil no Estado vão ter de trocar de operadora
5G é a nova geração de conectividade móvel |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

“É a primeira que vez que vemos uma operação dessas e estamos apreensivos de como será tratada a proteção do consumidor nesse negócio. Não pode haver prejuízo na qualidade do que foi contratado, nem financeiro”, disse Renata Reis, coordenadora do Procon-SP.

Ela disse que ainda espera para ver se, a exemplo do que ocorre no setor de planos de saúde, será permitida alguma portabilidade especial aos consumidores que não escolheram essa mudança de fornecedor.

A advogada Renata Ruback, membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-RJ, orienta os consumidores a resgatarem seu contratos e pesquisarem o que as demais operadoras oferecem antes de tomar qualquer atitude.

“Existem planos para diversos perfis de consumo. Antes de tomar qualquer decisão sobre a manutenção do plano com a nova empresa ou troca para outra operadora é importante que o consumidor faça uma pesquisa dos planos comercializados para buscar um que caiba melhor no seu orçamento e atenda o seu perfil de utilização.”

Em caso de dúvida, ambas especialistas recomendam que o consumidor procure o Procon da sua região. Se a nova operadora tiver condições mais favoráveis, o consumidor pode pedir adaptação do contrato.

Lembrando que é dever da nova operadora informar de forma ampla e clara os consumidores de eventuais planos mais favoráveis, em sintonia com com o CDC, diz Marchetti.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: