Novo porto de Aracruz vai precisar de 1.640 empregados para receber "supernavios"

| 10/06/2021, 18:24 18:24 h | Atualizado em 10/06/2021, 18:43

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-06/372x236/porto-aracruz-f625153e304bd23de7a27eca31bcd8a6/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-06%2Fporto-aracruz-f625153e304bd23de7a27eca31bcd8a6.jpeg%3Fxid%3D176453&xid=176453 600w, Projeção do porto da Imetame em Aracruz, que vai permitir ao Estado receber navios maiores com mercadorias

A Imetame Logística recebeu autorização para instalar um novo terminal portuário em Aracruz, no Norte do Estado, projeto que vai abrir, a partir da próxima semana, 2.590 empregos de todos os níveis de escolaridade.

Essas vagas serão tanto nas obras, previstas para durar três anos, quanto nas operações. A construção vai ser iniciada nos próximos dias. Para a primeira etapa, serão abertas 950 vagas de trabalho, de forma direta e indireta. Ao todo, o investimento é da ordem de R$ 1 bilhão.

“No pico das obras estão previstas a criação de 650 empregos diretos e mais 300 indiretos. Para a etapa de operação, quando o porto entrar em atividade com a sua capacidade máxima, são estimadas 640 oportunidades diretas e outras 1.000 indiretas”, afirmou a Imetame, em nota.

As contratações para as obras do porto serão realizadas via Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Aracruz. As vagas serão com perfis de construção civil e portuária.

O empreendimento aguardava há cerca de um ano a autorização da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que cedeu o uso do terreno no quilômetro 58 da ES-010, na Barra do Sahy, em Aracruz.

Segundo a presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Cristhine Samorini, a obra é importante, pois criará um novo canal logístico marítimo onde será possível a atracação de embarcações maiores do que as que o Porto de Vitória tem capacidade de atender.

“Isso é parte essencial do conjunto de infraestruturas que vêm sendo defendidas pela Findes, para proporcionar o melhor ambiente logístico para o desenvolvimento econômico e social do Norte do Estado. A infraestrutura da região de Aracruz é propícia e mostra grande vocação como hub industrial”, afirma.

Logística

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoffmann, o porto da Imetame é um investimento esperado e estratégico para a eficiência logística portuária do Estado.

“Ele fortalecerá o comércio internacional, impulsionando a economia capixaba. Ampliará o número de cargas e contêineres que serão movimentados no Estado”, diz o secretário. “Será um diferencial na atração de novas empresas e um estímulo para ampliação de projetos, principalmente na região Norte do Estado”.


Onde vai ser o porto


Perto da ferrovia

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    Localizado na ES-010, em Aracruz, no Norte do Estado, o terreno do futuro Porto da Imetame está ao lado do estaleiro Jurong e a 3km da Estrada de Ferro Vitória a Minas, e contará com um ramal e pátio de alta produtividade em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de desmembrar o trem.

Logística

  • O porto está situado a 45 km da área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e próximo a uma área de 5 milhões de metros quadrados disponível para implantação de uma plataforma logística e industrial


Saiba mais


Empregos

  • Está prevista a abertura de 650 empregos diretos e 300 indiretos durante o pico das obras, que devem começar já nos próximos dias.

  • As contratações para essa etapa serão com perfis em áreas da construção civil e portuária.

  • Cargos como engenheiro civil, engenheiro eletricista, técnico em elétrica, técnico em edificações, pedreiro, auxiliar e outros.

  • As inscrições serão realizadas por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Aracruz e serão abertas na próxima semana.

  • Para a operação, quando o Porto entrar em atividade com sua capacidade máxima, serão 640 empregos diretos e mais 1.000 indiretos, totalizando 1.640.

  • Com isso, ao todo serão cerca de 2.590 vagas, somando diretas e indiretas desde as obras até a operação do porto.

Estrutura

  • O empreendimento possui mais de 1 milhão de m de área total. O complexo terá capacidade para receber navios de grande porte.

  • Com profundidade de 17 metros, será opção operacional para as linhas de longo curso que operam com navios de grande porte no Brasil, e também estará preparado para atender a próxima geração de navios conteineiros, New Post Panamax. Poderá receber navios tipo Suezmax nas operações de combustível, BabyCape – agronegócio e navios de 366 m de comprimento.

  • A profundidade permitirá que navio de containeres possam entrar e sair totalmente carregados.

Operações

  • A expectativa é que as operações no novo porto tenham início em três anos, prazo estimado para a execução das obras.

  • Com conceito multipropósito, o Porto está modelado para atender aos mais diversos setores produtivos em serviços de apoio à importação e exportação de cargas diversas, como também embarque e desembarque de containeres, carga geral, veículos, carga de projeto, granéis sólidos, líquidos e gasosos, e apoio offshore.

  • O porto contará com infraestrutura inicial para movimentar 300 mil TEUs por ano, com capacidade para expansão de movimentação para mais de 1 milhão de TEUs.

Fonte: Imetame Logística Porto

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