Novas formas de ganhar renda extra depois da aposentadoria
Especialistas apontam atuação como “avô de aluguel”, professor particular e síndico entre 10 novas formas de obter dinheiro
Escute essa reportagem
Nem sempre é possível deixar de trabalhar depois da aposentadoria. Com a queda na renda e o aumento do tempo livre, muitos aposentados continuam trabalhando, na maioria dos casos por necessidade, e em outros, por escolha.
Nesse contexto, a reportagem separou 10 atividades que podem ser feitas por aposentados para ter uma renda extra. Entre elas, atuar como “avós de aluguel”, consultor empresarial e professor particular.
A especialista em pessoas e carreiras Gisélia Freitas destacou que as mulheres foram para o mercado de trabalho e muitas vezes estão longe de suas famílias.
Serviços como os de vovós e vovôs de aluguel permitem “substituir” uma estrutura familiar em algumas situações.
“Quando você pensa em vovô e vovó, te remete a algo bom. É alguém que vai ficar com seu filho, que sabe dar banho, trocar fralda, que tem experiência e boas referências”.
Ela destacou que ao mesmo tempo em que esses profissionais ajudam outras famílias, eles podem encontrar prazer em cuidar das crianças. “As vezes os filhos estão crescidos. Eles podem vender seu conselhos, sua experiência”.
O consultor de RH Kleber Alves destacou que a experiência acumulada ao longo da vida pode servir para contribuir para outras empresas. “Claro que não é para todo mundo. Mas quem tem boa formação e experiência pode se preparar para se tornar um consultor”.
Os hobbys também podem virar fonte de inspiração para criação de novos negócios, seja para quem gosta de cozinhar, trabalhar com artesanato, organizar eventos, por exemplo.
O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados no Espírito Santo, Jânio Araújo, destacou que a necessidade de trabalhar após a aposentadoria surge de vários fatores.
“Primeiro a defasagem. O valor da aposentadoria vai a cada ano diminuindo mais. Depois o comprometimento desse benefício com o empréstimo consignado. O que sobra tem que dividir entre alimentação, medicação”, observou.
AS 10 POSSIBILIDADES
1 Vovô e vovó de aluguel
O posto é para quem tem experiência de vida, já teve filhos e netos e consegue cumprir o papel de “avô” ou “avó”, temporariamente, ajudando outras famílias. Uma avó de aluguel pode ser acionada, por exemplo, por mães que acabaram de ter bebês e querem apoio para aprender a dar banho, a lidar com as particularidades do pós-parto. Os avôs de aluguel também são requisitados para ficar com os filhos de casais para que eles possam passear ou ir a uma festa.
2 Transformar hobby em negócios
momento da aposentadoria vem com queda na renda, mas pode proporcionar tempo livre. Pode ser oportuno para transformar hobbys – como fazer trabalhos manuais, cozinhar, organizar eventos – em negócio.
3 Consultoria empresarial
Quem tem formação e experiência em determinadas áreas pode usar esse conhecimento para ajudar outras empresas. O Sebrae pode ajudar o aposentado a se organizar e aprender ferramentas de consultoria necessárias para atuar na área.
4 Síndico
Para quem tem habilidade de negociação, gosta de lidar com pessoas e entende de administração e direito, uma das alternativas é se tornar síndico. Existe o síndico que é morador do prédio e assume a gestão do condomínio e existe o síndico profissional que se qualificou para exercer esse trabalho profissionalmente.
5 Aula particular
O conhecimento adquirido ao longo da carreira pode ser passado para outros interessados, por meio de aulas particulares.
6 Passeador de cães
O profissional passeia com um ou mais cães, por um período determinado, para que o animal possa exercitar, fazer suas necessidades fisiológicas. Para executar o trabalho é importante ter noções de primeiros socorros em animais, entre outros conhecimentos.
7 Alugue guarda-sol e cadeiras na praia
O desejo de se aposentar e passar os dias na praia pode se somar a uma renda extra. Uma alternativa é alugar guarda-sol e cadeiras de praia neste ambiente.
8 Guia de turismo
O trabalho exige curso técnico ou graduação na área. Para exercer a profissão é preciso credenciamento junto ao Cadastro de Prestadores de serviços Turísticos (Cadastur). Por isso, para quem sonha em obter renda extra trabalhando como guia de turismo, de acordo com os especialistas, é importante começar a se preparar antes de se aposentar
9 Projetos
Com mais tempo livre, pode ser a hora de colocar projetos que estão engavetados para funcionar. Existem editais do governo que fomentam diversos tipos de projetos, dessa forma, o aposentado consegue uma renda extra com a sua remuneração de acordo com a função exercida e ainda transforma velhos sonhos em realidade, contribuindo com a sociedade.
10 Brechó
Reunir produtos que não sejam mais usados e colocá-los à venda pela internet também pode ser uma importante nova fonte de renda para quem já se aposentou. Para aumentar a chance de vendas, é importante criar anúncios com fotos bonitas e atraentes.
É importante falar sobre o estado e dar o máximo de informações que possam tornar o produto interessante para quem está em busca de algo de segunda mão.
Fonte: Especialistas citados na reportagem e pesquisa A Tribuna.
Comentários