X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Momento favorável para investir em consórcios

Modalidade cresceu acima da média nos últimos anos e é mais adequado para quem não tem pressa, dizem especialistas do setor


Imagem ilustrativa da imagem Momento favorável para investir em consórcios
Compra planejada: consórcio é muito utilizado para a aquisição de veículos e imóveis, apontam especialistas. |  Foto: Divulgação

O consórcio já vinha sendo uma das formas mais utilizadas para comprar imóveis no País. Com a alta da taxa Selic – referência para o custo das linhas de crédito em geral – de 2% para 13,5%, este serviço se tornou ainda mais atrativo.

A Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (Abac) fez um levantamento que indicou que a modalidade cresceu acima da média dos últimos anos. 

Entre janeiro e setembro de 2022, foram  registradas cerca de 3 milhões de novas cotas. No ano passado, esse número era de 2,5 milhões de adesões, ou seja, houve um crescimento de 14%.

No Estado, o grupo Santos existe há oito anos e é administrado por Clezia Master, que tem, em parceria com o marido, mais de 10 anos de atuação no ramo. A empresária diz que a movimentação é positiva e espera que mais pessoas tenham acesso a este modelo de compra. 

“O consórcio existe há 70 anos e muita gente ainda tem barreiras, que na maioria das vezes é fruto da falta de informação”, comenta. Cleiza explica que é possível planejar a compra de muitos bens e serviços. 

Executivo do setor imobiliário, Ricardo Gava afirma que esse modelo de investimento conta com uma taxa de administração que é mais barata que os juros do mercado, mas que requer perfis específicos. “O consórcio sempre vai ser vantajoso para a compra planejada”, destacou Gava.

Ele indica ainda que o serviço é muito utilizado para a aquisição de veículos  e imóveis e que, em comparação com o financiamento, é preciso atenção, pois são ofertas diferentes. “É preciso avaliar o que se pretende adquirir e em qual tempo”. O empresário comenta ainda que o modelo é mais adequado para quem não tem pressa. 

Procura

Foi pensando nessa vantagem citada por Ricardo Gava que o estudante de administração, Caio Daniel dos Santos, de 21 anos, começou a procurar administradoras. Conforme os planos do estudante, ele dá início aos projetos do futuro ainda nesta semana. 

“Quero começar a pagar pela minha casa própria, mas como não é nada imediato, prefiro o consórcio, porque é mais barato”.

Modalidade pode ser usada para reformas e construções

Muito embora o consórcio seja utilizado para compra de imóveis, existem muitos serviços que podem ser adquiridos por meio desse modelo. Uma das opções menos conhecida é  utilizá-lo para reformas e construções. 

Seguindo as mesmas regras dos outros consórcios, quando a pessoa é contemplada, a administradora entrega uma carta de crédito para pagar custos comuns da reforma. Através do consórcio para reformas, é possível comprar materiais de construção e contratar a mão de obra.

A cota de consórcio para reformas pode ser adquirida em grupos de consórcio imobiliário ou de serviços, tanto no plano individual quanto coletivo. Para isso, é preciso procurar uma administradora autorizada pelo Banco Central e avaliar as opções de planos. 

Márcio Cunha, de 49 anos, mora em uma casa com outros 11 integrantes. Para ele, o consórcio é uma saída porque, considerando os que podem assumir o compromisso mensal (5 pessoas), as chances de serem contemplados logo nos primeiros sorteios é maior do que se entrasse sozinho. 

Ele diz que o imóvel está em boas condições, mas há o que precise de reparos. “Se eu for contemplado agora, bom, se for daqui a alguns anos, bom também”, explica. 


SAIBA MAIS


Afinal, o que é consórcio?

É uma modalidade de aquisição, baseada na união de pessoas que têm o objetivo comum de adquirir um bem ou serviço.

Todo mês é paga uma cota que forma uma poupança. No fim do prazo, é dado acesso à sua carta de crédito e podem adquirir o bem desejado.

A administradora do consórcio deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil. Todo mês é realizado um sorteio, até que todas as partes do consórcio sejam contempladas.

Existem consórcios para veículos, bens imóveis, como casas, apartamentos, prédios comerciais e até serviços, como viagens e tratamentos estéticos, por exemplo.

Fonte: Pesquisa AT

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: