INSS fará mutirão de aposentadoria em agosto
Previsão é que 10 mil podem ser beneficiados, entre idosos e pessoas com deficiência
Escute essa reportagem
Está previsto para agosto um mutirão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para liberar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no valor de um salário mínimo (R$ 1.320) para, conforme estimativas, em torno de 10 mil segurados no Estado.
O benefício é pago aos segurados de baixa renda com idade a partir de 65 anos ou que sejam pessoas com deficiência. O objetivo do mutirão é diminuir a fila de espera pela concessão que, atualmente, possui 514.700 segurados aguardando. Ao todo, a fila do INSS tem 1,249 milhão de segurados, dos quais 41% aguardam o BPC.
Inicialmente, o mutirão será realizado nos municípios de Caruaru (PE), Manaus (AM), Imperatriz (MA) e Montes Claros (MG). Segundo o instituto, foram selecionadas as localidades em que havia maior estoque de pedidos do benefício.
O atendimento aos segurados será feito por assistentes sociais e médicos peritos, que vão avaliar a condição social dos futuros beneficiários e a condição da deficiência, se for o caso. O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi-ES), Jânio Araújo, avalia que são “extremamente importantes” iniciativas que visam agilizar a análise desse benefício.
“As pessoas que se encontram nessa situação, e que necessitam desse benefício, precisam ser atendidas da forma mais rápida possível”, destaca o sindicalista.
A importância desses mutirões é de trazer respostas aos requerimentos dos cidadãos que se encaixam por direito ou não ao pleito pretendido, segundo a advogada previdenciarista Tamires Freitas.
“Esse mutirão é imprescindível para todas as famílias carentes que possua algum ente que se enquadre nos requisitos legais de forma objetiva e subjetiva. Com o deferimento do benefício, teriam como objetivo a sua própria subsistência e/ou da sua família”, afirma a especialista.
O INSS informou, em nota, que o Serviço Social do instituto vai trabalhar com mutirões de final de semana. “Já há reforços programados para este mês, em São Mateus, Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha".
Comentários