X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Fazendas do ES procuram 1.500 jovens para trabalhar

Esse é o número de profissionais da área que serão necessários até o fim deste ano no Estado. É possível atuar até em home office

foto autor
Verônica Aguiar
10/07/2023 - 7:34

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Fazendas do ES procuram 1.500 jovens para trabalhar
A gerente de qualidade da Veneza, Naiara Sarmenghi Moura |  Foto: Divulgação

Foi o tempo em que trabalho rural era coisa de caipira. A figura do matuto, que costumava ilustrar a atuação no campo, deixa de ser realidade, com a chegada da tecnologia nas fazendas, para  maior produtividade, segurança e qualidade. 

Há ainda a necessidade de transformar dados em informações estratégicas, quadro que leva o agronegócio capixaba a precisar do reforço de 1.500 profissionais, sobretudo jovens, para atuar com tecnologia, até o fim deste ano, segundo levantamento da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes).

Entre as profissões requisitadas estão Agronomia com especialização em agricultura de precisão,  marketing digital e biotecnologia, operador de drone, técnico em agronegócio digital, designer de máquinas agrícolas.

A evolução das colheitadeiras de café foi um dos exemplos do avanço tecnológico dado pelo presidente da Faes,  Júlio Rocha. “As primeiras  máquinas não tinham a tecnologia  dessas últimas e teve acidente, mutilação e morte. Mesmo as atuais  precisam de profissionais   treinados para operar”.

Cátia Aparecida Simon é produtora rural, professora,  mestra em produção vegetal e doutora em microbiologia agrícola. Ela observa que  a relação do produtor com os próprios produtos mudou. 

Aquele que antes trabalhava para vender o produto como commodity (matéria-prima), hoje já trabalha para ver o seu nome no produto final, agregando valor a esse produto, o que se tornou possível por meio da informação.

“Hoje a gente tem o produtor como empresário. A fazenda é uma empresa rural. Está faltando profissionais que tenham habilidades com novas tecnologias e está faltando mão de obra para o básico.”

O diretor-geral da Nater Coop, Marcelino Bellardt, explicou que o conhecimento em tecnologia e ciência de dados é extremamente importante para todas as áreas. 

“A gente busca essas habilidades em grande parte dos profissionais como agrônomo, técnico agrícola, veterinário, consultor de vendas, analista administrativo. Esse profissional precisa saber trabalhar com sensores, sistemas de monitoramento, internet das coisas.”

Bellardt lembrou que há muitas vagas para trabalhar em home office, sem precisar sair da cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Fazendas do ES procuram 1.500 jovens para trabalhar
Cátia disse que produtores têm buscado agregar valor à sua produção |  Foto: Divulgação

AVALIAÇÃO

"Produtores estão fazendo monitoramento da colheita e de animais com chip. Saca de café roubada em Castelo foi encontrada em Itabapoana porque estava com chip”. Julio Rocha, presidente da Faes

Imagem ilustrativa da imagem Fazendas do ES procuram 1.500 jovens para trabalhar
Júlio Rocha, presidente da Federação da Agricultura, e Júnior Abreu, secretário de Estado de Esportes e Lazer |  Foto: Divulgação

Identificação de doenças em animais

A gerente de qualidade da Veneza, Naiara Sarmenghi Moura, recebe ajuda da tecnologia para identificar  doenças nos animais. 

“Quando o produtor suspeita que o animal está doente, ele faz contato pelo WhatsApp. Nós enviamos o material para coleta da amostra do leite e um vídeo orientando como fazer.” 

Com a amostra, é feita a análise em laboratório. Após o período de incubação do agente causador da doença, um aplicativo o identifica, indica o tratamento adequado e informa ao produtor.  “Quando o animal faz uso de antibiótico, o produtor não pode mandar o leite para o laticínio”. 

O produtor Marcelo Soares Altoé destacou que a ferramente traz economia e reduz o uso de antibióticos.

Produção aumenta mesmo com área reduzida no Estado

Imagem ilustrativa da imagem Fazendas do ES procuram 1.500 jovens para trabalhar
O secretário Enio Bergoli disse que o agronegócio do Estado está no rumo da chamada agropecuária 4.0 |  Foto: Divulgação

O campo está passando por um processo de revolução tecnológica. Trabalhos manuais passam a ser feitos por máquinas e o produtor já se volta para agregar valor ao seu produto.

Ele está mais atento para utilizar as informações extraídas de dados da propriedade para melhorar  gestão, produtividade e estar preparado para se antecipar aos desafios que ainda estão por vir.    

Há poucos anos, na época da colheita do café, muito profissionais eram procurados para fazer esse trabalho. Hoje, as colheitadeiras de café estão assumindo esse papel. Reduzem a necessidade de mão de obra e exigem que seu operador seja mais qualificado.  

A pulverização agora é feita por drones e os tratores já não são  os mesmos, têm cabine com internet e GPS. Enquanto trabalha, o produtor tem a tranquilidade de saber que os  animais e a produção são monitorados por câmeras ou por chips, por exemplo.

Cátia Aparecida Simon é produtora rural, professora e doutora em microbiologia agrícola e lembrou que   o campo passa por um processo de sucessão familiar, em que as novas gerações vêm trazendo novas tecnologias e novos conhecimentos. “Antes, os jovens saiam do campo para a cidade para estudar e não voltavam mais. Hoje, eles voltam com novos conhecimentos”, observou.

O secretário estadual da Agricultura, Enio Bergoli, afirmou que o Estado está em direção à agropecuária 4.0. Ele explicou que são poucas propriedades 100% com agricultura de precisão, mas que ela está presente em diversas fazendas.

“Essa agricultura de precisão é fundamental para trazer benefícios para o nosso processo produtivo. Ela diminui custos, melhora a efetividade dos controles de pragas e doenças, permite tomadas de decisões mais rápidas. Aumenta a produtividade e eficiência do uso do solo, e ainda garante uma sustentabilidade e longevidade.”

O secretário afirmou que é utilizado um conjunto de tecnologias digitais integradas através de softwares que otimizam a produção agrícola em suas etapas. O processo de modernização ocorre da colheita até a gestão, conforme o presidente do Sindicato dos Corretores de Café do Estado, Marcus Magalhães. 

“Hoje, quando você fala de agro, fala da lavoura à mesa. Para ganhar produtividade tem agregar tecnologia, informação on-line, gestão. É um investimento enorme de tecnologia no campo”, disse. 

Concorrência aumenta busca por tecnologias

Para conquistar mais espaço no mundo e no País, as atividades econômicas do Estado devem se tornar cada vez mais produtivas e competitivas.

Imagem ilustrativa da imagem Fazendas do ES procuram 1.500 jovens para trabalhar
Magalhães: visão da gestão |  Foto: Divulgação

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, destacou diversas  aplicações da tecnologia que contribuem para a tomada de decisão, na eficiência operacional e na sustentabilidade dos negócios voltados para a indústria e para o agronegócio. 

“Dentre as soluções que vêm revolucionando a indústria capixaba, incluindo as agroindústrias, estão inteligência artificial, big data e internet das coisas.”

E ela deu exemplos de iniciativas da Findes que colaboram para isso, como o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). 

Gestão 

O gestor de fazendas do presente e do futuro que vai se destacar no campo é aquele que tem bom conhecimento de relações internacionais, visão global do mercado e que consegue se antecipar aos problemas. 

Essa é a avaliação do presidente do Sindicato dos Corretores de Café do Estado, Marcus Magalhães, que também é empresário e  consultor agro. “Eles precisam  buscar conhecimento para acessar mercados melhores para vender os seus produtos”.  

Ele destaca que além da visão da operação, precisa entender de gestão e estar muito bem informado. “Tem que entender esse conceito de mercado global, mercado interligado”. Em termos de formação,  aponta especialização em relações internacionais e tecnologia da informação como promissoras. 

Oportunidades

Entre as oportunidades para trabalhar no campo, com tecnologia, estão: 

1 Agrônomo especialista em agricultura de precisão

- Trabalha com mapeamento digital de área para diagnosticar doenças, avaliar nutrição da planta, por exemplo.

2 Agrônomo especialista em marketing digital

- Uma das dificuldades da área de marketing do agronegócio  é encontrar profissionais que realmente conheçam os produtos.

- Essa situação pode levar a vários erros, por exemplo, ao fazer uma postagem sobre café conilon, o profissional usa a imagem da planta do café arábica por não saber diferenciar uma da outra. Para evitar esse tipo de situação, procura-se agrônomo especialista em marketing. 

Imagem ilustrativa da imagem Fazendas do ES procuram 1.500 jovens para trabalhar
Procura por operadores das aeronaves cresce nas fazendas do Estado para trabalhar com monitoramento das lavouras e pulverização |  Foto: Divulgação

3 Agrônomo especialista em biotecnologia

- O profissional desenvolve mecanismos para melhorar o desenvolvimento da planta.

4 Operador de drone

- As fazendas têm utilizado cada vez mais o drone para pulverização de insumos agrícolas, com alta precisão, garantindo menos desperdício, maior objetividade e economia.

5 Técnico em agronegócio digital

- Auxilia o produtor rural na escolha e implantação de técnicas  para melhorar produtividade, qualidade e sustentabilidade.

6 Designer de máquinas agrícolas

- Com o desenvolvimento de novas máquinas para atender as necessidades do agronegócio, esse profissional se torna cada vez mais necessário. 

7 Cientista de dados agrícolas

- Esse profissional extrai informações  a partir de dados armazenados e consegue oferecer ao produtor informações diferenciadas para tomadas de decisões estratégicas.

8 Engenheiro de automação agrícola

- Ele planeja, projeta, faz a gestão e executa projetos de automação agrícola.

SAIBA MAIS

Agronegócio

- O Espírito Santo tem 130 mil propriedades rurais. Deste total, grande percentual já utiliza tecnologia 4.0 na propriedade. Para outras, um grande desafio ainda é a conexão com a internet. 

Imagem ilustrativa da imagem Fazendas do ES procuram 1.500 jovens para trabalhar
Plantação de café, uma das forças do agronegócio no Espírito Santo |  Foto: Divulgação

Extensão x produção

- O Espírito santo, apesar da pequena extensão territorial  (46.074,448 km segundo o IBGE), produz  diversos produtos e exporta para mais de 100 países e isso se torna possível devido ao uso da  tecnologia.

Liderança no País  

- O estado é o Segundo maior produtor de cafés do Brasil.

- Maior produtor de café conilon  e terceiro maior produtor de  arábica do País. 

- Maior produtor e exportador de pimenta do reino e gengibre. 

- Segundo maior produtor e maior exportador de mamão. 

- Terceiro maior produtor de ovo do do País. Sendo  Santa Maria de Jetibá  o município que mais  produz   ovos no Brasil. Entre 12 e 14 milhões de ovos, todos os dias.

Fazendas

- Nas fazendas, a facilidade de acesso ao conhecimento, por meio da internet, permite ao produtor agregar valor ao seu produto. Buscar sair da venda de commodities para vender produtos mais elaborados.

Agroindústria 

- A Federação das Indústrias (Findes) destacou algumas das suas ações que contribuem para que a agroindústria capixaba seja mais competitiva no mercado nacional e internacional. 

- Entre elas estão: Rota Estratégica Agroalimentar: planejamento estratégico específico para o agronegócio capixaba até 2035.

- Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) ciclo 2023-2025: com oferta de 150 vagas para negócios do Espírito Santo que queiram receber mentoria e um plano de exportação exclusivo para entrar no mercado internacional. Desse total, 25 serão exclusivamente para empresas do setor de café. 

Conhecimento

- A realização de cursos a distância, traz conhecimento sem precisar sair do local. Além disso, a internet também contribui para que profissionais que moram na cidade ofereçam prestação de serviço remoto para o campo.

Gestão

- Com a evolução tecnológica no campo, o gestor das fazendas precisa estar cada vez mais preparado para entender o mercado, avaliar dados e usar as informações obtidas de forma cada vez mais estratégica, de acordo com o que está acontecendo no cenário local, nacional e internacional.

- Treinar a visão do todo e estar sempre antenado com as novas tecnologias são conhecimentos importantes para se destacar.

Fonte: Federação da Agricultura do Estado, Seag, especialistas citados na reportagem.

Ícone tags Tags Campo empregos es FAZENDAS jovens Rural tecnologia
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM