X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

ES divulga o calendário para pagamento e valores do IPVA 2023. Veja as datas

Próximo ano conta com uma novidade para donos de automóveis


Imagem ilustrativa da imagem ES divulga o calendário para pagamento e valores do IPVA 2023. Veja as datas
Na foto movimento de carros em frente a Assembleia Legislativa |  Foto: Leone Iglesias/AT

Os novos valores e datas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), relativos ao ano de 2023, foram divulgados com uma novidade pelo governo do Espírito Santo: agora, o valor vai poder ser parcelado em seis vezes.

O decreto, que é da última terça-feira (20), foi publicado no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO-ES) desta quarta (21). 

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a cota única e a primeira parcela vão vencer apenas em abril de 2023, tanto para veículos leves (carros e motocicletas) quanto para veículos pesados (caminhões, ônibus e micro-ônibus). 

Também foi definido que, em 2023, assim como aconteceu neste ano, os motoristas que fizerem o pagamento do IPVA em cota única terão 15% de desconto. Pela primeira vez, no entanto, o proprietário vai poder parcelar o imposto em seis vezes.

Além disso, cerca de 85 mil veículos do ano de fabricação 2007 serão isentos automaticamente em 2023, por terem mais de 15 anos de fabricação. Esse total se junta a outros 810 mil automóveis já isentos atualmente pelo mesmo motivo. Veja a tabela:

Imagem ilustrativa da imagem ES divulga o calendário para pagamento e valores do IPVA 2023. Veja as datas
Boletos já estarão disponíveis em janeiro |  Foto: Divulgação/Sefaz

No Espírito Santo, a alíquota do imposto é a menor da Região Sudeste e uma das menores do País: 1% sobre motos, ônibus e caminhões e 2% sobre os carros de passeio e utilitários.

Para chegar ao valor final do IPVA, é usado como base o valor médio de mercado do veículo terrestre, conforme a marca, modelo, espécie e o ano de fabricação, considerando a respectiva alíquota. Confira aqui a tabela completa com os valores-base.

De acordo com o gerente de Arrecadação e Cadastro, Thiago Venâncio, a variação média dos preços de referência para 2023 foi de 10,48%. “O índice é obtido analisando a variação dos preços de mercado dos veículos, entre 2021 e 2022, e a composição da frota de veículos tributáveis do Estado”, explicou.

Boletos

Os boletos vão estar disponíveis na internet, a partir de janeiro de 2023, não sendo mais encaminhados para o endereço dos contribuintes.

A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser feita acessando o site da Sefaz ou do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). Porém, não é preciso imprimir para que o pagamento seja realizado.

Usuários de Internet Banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de preferência. 

Os clientes Banestes têm uma comodidade a mais, podendo realizar consultas e pagamentos do IPVA e de multas de veículos do Espírito Santo direto no Aplicativo Banestes e no Internet Banking.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: