Dicas para economizar até 90% na compra de passagens aéreas
Turistas experientes relatam o que fazem para gastar menos; Dias e horários para comprar as passagens fazem a diferença
Escute essa reportagem
Quem viaja de avião ou tem vontade de viajar sabe que o maior inimigo na hora de comprar a passagem é o preço. Algumas dicas sobre o melhor dia ou horário para comprar o bilhete aéreo podem ajudar viajantes a economizarem, com descontos que chegam a 90% do valor.
Muito embora as companhias aéreas considerem mito que existam dias e horários ideais para comprar uma passagem com preço abaixo do normal, viajantes experientes apontam que a história do calendário especial existe e garante bons descontos.
O empresário Júlio Martins viaja com frequência desde 2006. E foi depois de pagar caro por uma viagem à Austrália que ele se deu conta de que o planejamento faz diferença no bolso, mas essa não foi a única lição do viajante.
“Alguns anos depois eu descobri as milhas e como elas podem ser aliadas para preços mais atrativos”.
O empresário foi de São Paulo à Bélgica, na primeira classe, por 160 mil milhas: em reais, o valor da passagem seria algo em torno de R$ 60 mil, comparando o “dinheiro aéreo” com o real. É como se a viagem tivesse custado R$ 4.600.
“É preciso fazer disso uma tarefa, e claro, entender como as regras funcionam. Horários de pouco acesso, como costuma acontecer na madrugada, podem se tornar o momento ideal para comprar trechos interessantes, mas não há garantia, e, às vezes, o sucesso depende da sorte.”
Além da sorte, há outros mecanismos. “Aproveitar o cartão de crédito, serviços de abastecimento e até sites de compra de milhas, porque mesmo que exista um super desconto, ele será esporádico, já com as milhas, sempre será mais vantajoso”, indica Martins.
Petterson Paiva é o fundador e CEO de uma empresa que faz comparação de preços de passagens aéreas. Segundo o empresário, o tráfego dos sites das companhias aéreas é menor entre meia-noite e 5 horas. “Nesse intervalo, em que menos clientes acessam os sites, uma oportunidade pode surgir”.
Paiva esclarece que as empresas sabem que há interessados a postos. “Promoções relâmpagos acontecem com frequência, compra quem está atento”.
Ele cita que uma dica é colocar alertas no celular. “Sites de buscas notificam palavras-chaves, “promoção relâmpago”, “passagem desconto” e por aí vai. É a tecnologia a nosso favor”.
Melhor comprar no fim de semana
Dicas para viajantes
• Programe a viagem com antecedência
Não deixe para a última hora! O ideal é começar a se preparar para a viagem com pelo menos alguns meses de antecedência. Assim, terá tempo para pesquisar valores com calma e ainda pode aproveitar promoções, reduzindo os gastos com a viagem.
• Fique de olho nas promoções das companhias aéreas
O segredo é entender o que faz as companhias aéreas reduzirem o preço e saber como encontrar essas promoções. O primeiro deles é a quantidade de pessoas interessadas em voar em determinado trecho e horário.
Em alguns casos, não existe muita procura e os voos costumam ficar mais vazios. Isso acontece muito nos voos noturnos, já que as pessoas preferem viajar de dia em trechos nacionais.
• Compre no fim de semana
Muita gente não sabe, mas você tem mais chance de encontrar passagens na promoção no sábado e no domingo. Geralmente, é comum encontrar passagens até 36% mais baratas no domingo em comparação a outros dias da semana. No sábado, o desconto pode chegar a 20%. Por outro lado, é melhor evitar fazer a reserva na quinta ou sexta-feira.
• Compare os preços
Você só precisa informar o destino e data da viagem e buscar as melhores ofertas pela internet, bem como opções de várias companhias aéreas diferentes. Assim, consegue visualizar os preços de todos os voos no trecho especificado de uma vez, numa mesma tela.
• Voos com conexões e escalas
se você não se importa em fazer uma viagem mais longa, e quer comprar uma passagem aérea mais barata, então pode escolher voos com conexões. Para saber se vale a pena mesmo fazer essa troca, veja se há diferença de preço entre o voo sem escala e o voo com parada.
• Use as milhas
Uma boa opção é fazer parte de programas de fidelidade e já acumular pontos, com chances de comprar passagens com preços mais atrativos.
Pesquise se a compra com milhas vale a pena e, se tiver o suficiente, use. Mas caso você ainda não faça parte de nenhum programa de pontos, saiba como acumular milhas no cartão de crédito, na hora de abastecer o carro, comprar produtos na internet ou ainda comprar as milhas de fato, em sites especializados.
Fonte: Pesquisa AT.
Comentários