X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Aposentados cobram 14º salário


Aposentados estão fazendo campanha em redes sociais a fim de pressionar o Congresso a aprovar o Projeto de Lei (PL) 3.657/20, que pode autorizar o pagamento de um décimo quarto salário este ano.

A proposta prevê a criação de uma gratificação natalina emergencial, a ser paga em dezembro aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que, devido à pandemia, tiveram o 13º adiantado, e deixaram de contar com o benefício extra no fim do ano.

"Estamos fazendo campanha nas redes sociais, divulgando constantemente o projeto e pedindo a aprovação", explicou o presidente do Sindicato dos Aposentados no Espírito Santo (Sindnapi-ES), Jânio Araújo.

"O aposentado já usou o 13º no meio do ano para pagar contas e, no final do ano, não terá nada. Alguns sustentam a família  toda com a aposentadoria. É um socorro necessário."

Araújo destacou ainda que, após uma reunião com os sindicatos estaduais, o Sindicato Nacional dos Aposentados entregou um ofício em mãos ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pedindo a aprovação do projeto uma vez que o texto seja encaminhado à Casa. Atualmente, a proposta aguarda análise no Senado.

Imagem ilustrativa da imagem Aposentados cobram 14º salário
Aposentado Joel Rodrigues Silva, 67 anos, torce para que projeto seja aprovado |  Foto: Leone Iglesias / AT

O aposentado Joel Rodrigues Silva, 67 anos, aprovou a medida, e faz questão de contar a outros aposentados sobre o projeto de lei. "As despesas aumentaram muito. Fico torcendo para que aprovem."

A proposta partiu de uma iniciativa popular, e foi acatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que, em sessão do Plenário na quinta-feira, pediu o apoio dos demais senadores para aprovação do texto.

"O benefício, além de socorrer os idosos, que constituem grupo de risco, poderá funcionar como uma injeção de recursos na economia, especialmente na dos municípios", pontuou o senador, destacando que, atualmente, há cerca de 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS no Brasil, e que 80% recebem um salário mínimo mensal.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) destacou ser "sempre a favor de atender aos mais pobres", e que o pedido tem mérito.

"Precisaremos analisar o impacto. Contudo, o governo já deu mais de R$ 1,2 trilhão para apoiar bancos, enquanto ainda falta cumprir o seu dever de casa no socorro aos mais pobres."

Entenda

- Projeto de Lei n° 3.657, de 2020, prevê o pagamento de um décimo quarto salário a segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

- O pagamento ocorreria exclusivamente neste ano, em dezembro, como forma de compensar o aumento dos gastos dessa parcela da população durante a pandemia do novo coronavírus.

- O décimo terceiro salário já foi pago, a fim de ajudar a quitar contas que se acumularam no período.

Proposta
- A proposta surgiu de uma iniciativa popular, e foi apresentada por um advogado tributário de São Paulo.

- A ideia foi acatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que a transformou em projeto de lei. No momento de conclusão da reportagem, já contava com 66 mil apoiadores.

Fonte: Agência Senado e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: