X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

“É uma benção!”, diz prefeito da única cidade capixaba sem coronavírus


Imagem ilustrativa da imagem “É uma benção!”, diz prefeito da única cidade capixaba sem coronavírus
Vista de Ponto Belo |  Foto: Vagner Coelho

“É uma benção! Que Deus permita que nosso município continue sem nenhum caso até acabar essa epidemia”. A afirmação é do prefeito de Ponto Belo, Sergio Murilo Coelho. A cidade no extremo Norte é a única do Espírito Santo sem casos positivos do novo coronavírus.

Dos 78 municípios capixabas, 77 têm pelo menos um paciente com a covid-19. Dores do Rio Preto, no Sul do Estado, era a outra cidade que até então seguia sem registro de casos da doença. No entanto, nesta quarta-feira (3), o teste rápido de um morador deu positivo para o vírus.

Ponto Belo tem 7.863 habitantes, conforme o prefeito e, até o momento, foram recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde 51 notificações de casos suspeitos do novo coronavírus. Segundo Coelho, 28 delas já foram descartadas para a covid-19 e outras 23 seguem em investigação.

O prefeito destacou que, na cidade, a população tem seguido à risca as orientações das autoridades de saúde para evitar que a doença chegue até o município.

“São as medidas de praxe, como isolamento social, barreira sanitária nas entradas e saídas da cidade e o uso de máscara. Mais de 90% das pessoas estão usando a máscara no município quando precisam sair para rua”, afirmou ele.

O Painel Isolamento, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que mede a taxa de isolamento nas cidades capixabas mostra que Ponto Belo tem média de mais de 60% das pessoas em casa, durante a pandemia. O índice considerado ideal pelo governo é de 55%.

“O funcionamento do comércio é reduzido. As lojas abrem das 8 horas às 14 horas. Os comércios ficam fechados no fim de semana e só ficam abertos aqueles que são essenciais. As feiras livres também estão suspensas no município”, informou o prefeito.

Para evitar que o vírus chegue até o município, a equipe de prefeitura tem desinfetado pontos de maior aglomeração da cidade com a ajuda de um caminhão pipa. São lavadas ruas perto de praças, postos de saúde e casas lotéricas, onde beneficiários de programas federais recebem os benefícios.

Lockdown

Cercados por cidades vizinhas que já registraram casos da doença – uma delas, Mucurici, que fica a 3 quilômetros de distância, e já registrou morte pela covid-19 – o prefeito de Ponto Belo disse que já cogitou a possibilidade de um bloqueio total no município, o chamado lockdown.

“A gente começou a pensar num lockdown, quando tiveram os primeiros casos em Mucurici, mas depois a gente avaliou e achou melhor instalar as barreiras sanitárias, que são mais eficientes”, analisou Coelho.

O prefeito revelou um caso que aconteceu na cidade, no qual um morador de Mucurici, que estava com um familiar em casa em isolamento com suspeita de covid-19 foi até Ponto Belo e foi orientado a voltar para casa.

“Ele estava na cidade e moradores alertaram as autoridades, quando souberam que a pessoa estava com familiar de quarentena em casa. Juntou Defesa Civil, moradores e bombeiros para retornar a pessoa até Mucurici”, revelou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: