X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Dez cidades do Estado já receberam cloroquina


Dez municípios do Estado já têm disponível o medicamento cloroquina para indicar no tratamento do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, após solicitação, Cachoeiro de Itapemirim, Montanha, Aracruz, Marilândia, Rio Novo do Sul, Presidente Kennedy, Ibatiba, Castelo, São Gabriel da Palha e Alto Rio Novo já retiraram os medicamentos disponibilizados pela secretaria.

Imagem ilustrativa da imagem Dez cidades do Estado já receberam cloroquina
Vista aérea da cidade de Presidente Kennedy

A Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf) informa que a cloroquina, encaminhada pelo Ministério da Saúde, é distribuída após verificação do protocolo instituído pelo município para o uso do medicamento.

Além disso, para ter acesso, o município deve encaminhar também documentações e a solicitação da quantidade.

A gerência explicou, ainda, que após validação, é realizada a liberação, tendo o município o prazo de até dois dias úteis para fazer a retirada do medicamento. As distribuições ocorrem de acordo com o estoque disponibilizado pelo Ministério da Saúde ao Estado.

Até ontem, 15 municípios realizaram solicitação do medicamento. São eles: Alto Rio Novo, Aracruz, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Ibatiba, Itapemirim, Iúna, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina e São Gabriel da Palha. Desses, 10 já estão com os produtos liberados.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica também informou que está elaborando um protocolo municipal para, posteriormente, solicitar a medicação à Sesa.


SAIBA MAIS


Decisão sobre uso cabe ao município

Disponibilização da cloroquina
> A SECRETARIA de Estado da Saúde (Sesa) está disponibilizando cloroquina para municípios que desejarem usar a medicação em pacientes no combate ao novo coronavírus.
> O medicamento é encaminhado pelo Ministério da Saúde e distribuído após verificação do protocolo instituído pelo município para o uso do produto.
> Após validação, é realizada a liberação, tendo o município o prazo de até dois dias úteis para fazer a retirada do medicamento.

Orientação
> O Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou em entrevista há alguns dias que as prefeituras têm liberdade para a utilização do medicamento na rede de saúde municipal, mesmo que a decisão seja contrária ao que é recomendado pelo Estado.
> “Nunca proibimos o uso da cloroquina no Estado. Sempre foi respeitada a decisão médica e a decisão das entidades públicas e privadas de adotarem protocolos próprios”, disse o secretário.
> Na ocasião, ele disse ainda que toda orientação foi passada para as cidades para o uso, mas que o Estado mantém a orientação da não recomendação do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina com prescrição universal em pacientes graves ou leves.

Municípios que fizeram o pedido
> Alto Rio Novo, Aracruz, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Ibatiba, Itapemirim, Iúna, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina e São Gabriel da Palha.

Cidades que já retiraram os medicamentos
> Cachoeiro de Itapemirim, Montanha, Aracruz, Marilândia, Rio Novo do Sul, Presidente Kennedy, Ibatiba, Castelo, São Gabriel da Palha e Alto Rio Novo.
> A quantidade não foi informada.

Fonte: Sesa.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: