X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Curso online para idoso usar o celular


Imagem ilustrativa da imagem Curso online para idoso usar o celular
A radialista aposentada Maria da Penha Oleari, 81, faz o curso online |  Foto: Leone Iglesias/AT

Saber usar a tecnologia deixou de ser uma vantagem e passou a ser uma necessidade durante a pandemia de coronavírus e os idosos precisam dos recursos digitais para contactar família, fazer compras, pagar contas ou apenas se distrair.

Só que essa geração que viveu grande parte da vida na era analógica encontra uma série de desafios para usufruir ao máximo dos recursos tecnológicos.

Então, para ajudar a terceira idade a se virar na pandemia e também depois dela, a Ufes e a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) criaram um curso online gratuito que ensina a esse público manusear os seus celulares.

Aos 81 anos, a radialista aposentada Maria da Penha Oleari sente a necessidade de se atualizar. Ela iniciou as aulas online em abril para se ocupar e aprender a usar celular como forma de se entreter durante o isolamento social.

“Estou usando o celular muito mais agora porque as minhas atividades estão paradas. Agora, eu vejo filme pelo celular, entro no YouTube e faço pesquisas online. Através do smartphone, você viaja o mundo se quiser”.

Com o curso, ela já aprendeu a adicionar contatos nas redes sociais, fazer videoconferências e compartilhar publicações do Instagram no WhatsApp.

“A sociedade já tem preconceito com idoso e nos trata como descartáveis. Em uma época em que todos são antenados em tecnologia, quem não acompanha é mais descartado ainda”, opina Maria.

As aulas são publicadas semanalmente às sextas-feiras no canal do YouTube do Núcleo de Cidadania Digital (NCD) da Ufes e estão disponível para todos.

Pessoas acima de 60 anos podem solicitar à Unipi o cadastro no grupo virtual para tirar dúvidas. Cerca de 100 idosos já estão participando.

A coordenadora do NCD, Roberta Gomes, explica que o curso foi criado no ano passado e acontecia presencialmente. Com a pandemia, foi adaptado para o virtual.

“A ideia é a inclusão. Por isso, os primeiros vídeos são básicos e permitem aos alunos ganharem autonomia para usar a tecnologia”.

Além dos vídeos, às segundas-feiras, das 9h às 12h, o grupo se reúne no WhatsApp para discutir o tema da aula anterior e esclarecer dificuldades.

“Novos temas são levantados nesse momento. Já temos pauta do que será ensinado, mas adaptamos o conteúdo quando vemos que falta algum conteúdo para avançarmos ao que desejamos ensinar”, acrescenta Roberta.


Saiba mais


O quê?

  • O curso “Smart Idoso” oferece aulas online sobre como a usar os diferentes recursos do smartphone.

Para quem é destinado?

  •  Pessoas acima de 60 anos.

Custo?

  •  Gratuito.

Inscrição

  • As videoaulas podem ser acompanhadas por todos no YouTube. Para se juntar ao grupo do WhatsApp, deve ter a idade requerida e solicitar a inclusão à Unapi. Basta enviar uma mensagem através do facebook.com/UnATIUFES.

Videoaulas

  •  Novos vídeos são publicados às sextas-feiras no canal do YouTube NCD - Núcleo de Cidadania Digital. As aulas anteriores continuam disponíveis na página e, com isto, é possível iniciar o curso mesmo ele já estando em andamento.

Tira-dúvidas

  • A turma se reúne para esclarecer dúvidas da aula anterior no WhatsApp, às segundas-feiras, das 9h às 12h.

Qual é o objetivo do curso?

  • O objetivo do curso é desenvolver a autonomia digital da terceira idade. Mas, como está acontecendo virtualmente, o idoso pode precisar de ajuda para acessar a primeira aula e ter o primeiro contato com o grupo.

Fonte: Núcleo de Cidadania Digital da Ufes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: