Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Crédito diferenciado para hotéis, bares e restaurantes

| 05/07/2020, 08:07 08:07 h | Atualizado em 05/07/2020, 08:23

O Banestes prepara um tratamento diferenciado para setores mais atingidos pela pandemia. Uma das prioridades é alongar dívidas e facilitar o crédito de hotéis, bares e restaurantes.

“Agora, vamos priorizar os mais necessitados. O setor turístico, onde temos 4.200 contratos, terá maior atenção nas próximas operações”, afirma o presidente do banco, José Amarildo Casagrande. Ele aponta a reação do ramo imobiliário e compara: “A venda de lotes e casas tem crescido, mas bares e restaurantes não vão sair da crise tão cedo”.

Papel social
O presidente do Banestes rebate críticas comuns, de que o banco não estaria cumprindo seu papel social na pandemia. “Fomos os primeiros a dar seis meses de prazo e a parcelar pagamentos”, cita. Sobre a reclamação de demora e exigências de garantias para liberar crédito, aponta regras do mercado financeiro que impedem, por exemplo, de atender a empresas em recuperação judicial ou com tomadores em atraso não renegociado.

REBELDES NO ISOLAMENTO

Moradores da bucólica Campinho, Domingos Martins, reclamam que nos finais de semana as ruas costumam ser tomadas por turistas, como se não houvesse amanhã nem pandemia. Ao contrário de Tiradentes, cidade mineira que proibiu visitantes.

Imagem ilustrativa da imagem Crédito diferenciado para hotéis, bares e restaurantes
Moradores reclamam que nos finais de semana as ruas costumam ser tomadas por turistas |  Foto: Julio Huber

Minha casa, meu trabalho...
Após paralisação inicial dos negócios, mercado imobiliário registrou alentador volume de vendas, em junho, principalmente de lotes. “Com aumento do trabalho em home office e risco de contágio, as pessoas estão valorizando a casa própria em áreas fora de aglomerados urbanos”, avalia a corretora Renata Gava, que atua na Grande Vitória.

...Sem desistências
Renata Gava salienta que um dos temores do segmento era a devolução de imóveis, por causa do desemprego: “No entanto, ninguém está desistindo. Tem grande procura para refinanciar”.

Nova contagem
Não bastasse a Covid-19, dengue, invasão de gafanhotos, ciclone bomba e poeira Godzilla, registros de terremoto. Falta pouco para superar as dez pragas bíblicas.

Elefante branco pintado
Após anos sem conclusão e muitas farpas entre autoridades, o Hospital do Aquidabã, em Cachoeiro – conhecido como “elefante branco” – entrou em operação, disponibilizando 60 leitos para pacientes da Covid. E nos bastidores eclodiu a disputa entre deputados federais pela “paternidade” de respiradores disponibilizados para o hospital.

Preço de banana
Nem tudo é inteiramente ruim na pandemia. Sem turistas e com restaurantes e pousadas fechadas, Itacaré, Sul da Bahia, registra fartura de lagostas, nas ruas, vendidas a R$ 10, por quilo. O descolado balneário é destino favorito de muitos capixabas.

Segue o rolo
O que têm em comum a rejeição ao tombamento do sítio histórico de Santa Teresa e a abertura do comércio, na pandemia, contrariando decreto estadual? Atenta moradora avalia: “A causa é o mesmo grupo de empresários e comerciantes, que só pensam no lucro, e políticos que se deixam pressionar pelo poderio econômico em ano eleitoral”.

Curta

MEU PEQUENO CACHOEIRO Autor do hino da cidade, gravado por Roberto Carlos, Raul Sampaio Coco completa 92 anos amanhã. Seu estado de saúde inspira cuidados.

AQUELE ABRAÇO Ainda rende elogios a live de Gilberto Gil, quando completou 78 anos. Conseguiu, por instantes, resgatar um Brasil generoso, sonoro e sábio.

LEI ALDIR BLANC Coordenador da bancada federal capital, Josias da Vitória pediu pressa na liberação dos R$ 3 bilhões do governo previstos para socorrer área cultural. Teme que não chegue a tempo para muitos.

CRISE? Jeff Bezos, da Amazon, ganhou mais 6,6 bilhões de dólares, na última terça-feira. É o bilionário que mais enriqueceu na pandemia.

FILOSOFIA NA PANDEMIA “Qualquer livro do capixaba Reinaldo Santos Neves ajuda a atravessar essa quarentena interminável”, da jornalista Glecy Coutinho.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: