X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estado enfrenta quarta onda de covid, diz secretário

Declaração foi feita pelo secretário da Saúde, Nésio Fernandes


O secretário de Estado da Saúde afirmou, em uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (17), que o Espírito Santo está vivendo a quarta onda da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Segundo ele, essa nova fase está sendo impulsionada pela circulação comunitária da variante Ômicron, assim como em todo o País.

O secretário ainda explicou que, assim que a 4ª onda foi identificada no Estado, o governo tem aplicado medidas de contenção.

"As medidas de resposta que estão sendo adotadas pelo Estado do Espírito Santo, junto com os municípios, visam reduzir o impacto da circulação do vírus, rompendo a cadeia de transmissão, e permitir que o Estado e o sistema de saúde não entrem em uma situação crítica que possa impedir o acesso da população aos serviços de saúde", disse.

Nésio ainda lembrou que o Estado vive um momento de aceleração da curva de casos e que, por conta dos últimos dados, acredita-se que haverá um número de pessoas infectadas muito maior do que foi visto ao longo da pandemia.

"Somente sete municípios do Estado alcançam uma taxa de incidência superior a dois dígitos em número de casos por 1000 habitantes. Desta forma, reconhecemos que ainda existe uma margem, uma possibilidade de um comportamento da curva de casos, muito superior aquele observado até o presente momento em todo o Estado".

Sete municípios com alta taxa de incidência

Durante a coletiva, Nésio afirmou que sete municípios capixabas estão com a taxa de incidência superior a dois dígitos, em número de casos por mil habitantes. De acordo com o secretário da Saúde, essas cidades são: Vitória, Ponto Belo, Linhares, Rio Bananal, Mucurici, São Gabriel da Palha e Guarapari.

Além disso, grande parte dos demais municípios estão em uma "franca fase de aceleração", enquanto outros, começaram a apresentar, há cerca de três dias, um crescimento maior da curva de casos.

"Nós estamos orientando aos municípios que ainda não apresentam uma forte tendência de crescimento da curva, que insistam nas medidas de mitigação orientadas ao longo de dezembro, para que não alcancem grandes quantidades de pessoas infectadas, o que pode comprometer os serviços ambulatoriais e também a possibilidade de termos menos pacientes internados em UTI e enfermarias dedicados a atingidos pela covid-19", reforçou o secretário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: