X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Cirurgias eletivas devem retornar no mês de agosto, diz Secretaria de Saúde


O sistema de saúde deve retornar, aos poucos, o atendimento a casos eletivos (de não urgência) em meio à pandemia do coronavírus. Por conta do contágio avançado, diversas serviços foram paralisados e cirurgias eletivas canceladas. O retorno, no entanto, começa a ganhar um cronograma.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, as redes pública e particular podem começar, já no mês de agosto, a receber as primeiras cirurgias eletivas. Entretanto, não há uma previsão inicial de quais serviços serão retomados.

"Estamos preparando para que, no mês de agosto, a rede de saúde passe, progressivamente, a retomar um calendário de atividades eletivas. A confirmação deste calendário será de acordo com o o comportamento da pandemia no mês de julho e a estabilidade de pelo menos três semanas das tendências de queda no número de óbitos, casos graves e queda sustentada de ocupação de leitos de UTI. Precisamos desta queda sustentada para que possamos tomar estas decisões", explicou.

O secretário destacou ainda que o serviço de saúde no Estado não ficou parado durante a pandemia. A demanda reprimida por serviço de radioterapia, por exemplo, foi zerada e não há mais lista de espera. A ortopedia de alta complexidade também não teve interrupção. 

O subsecretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, destacou que a suspensão de parte das cirurgias eletivas foi recomendada por grande parte das sociedades de especialidades médicas e também foi baseada em estudos europeus sobre contaminação de pacientes. 

"Estudos da Europa mostraram que até 20% das pessoas que se submeteram a cirurgias neste período faleceram. Quando houve a suspensão, foi no sentido de evitar o adoecimento e o alto risco de submeter uma pessoa que, em alguns casos, já tem problemas pela queda da imunidade", disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: