X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Cachoeiro recebe mais 30 leitos para tratamento de covid


Imagem ilustrativa da imagem Cachoeiro recebe mais 30 leitos para tratamento de covid
Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), em Cachoeiro de Itapemirim |  Foto: Alessandro de Paula / AT

A partir deste sábado (23), o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), mais conhecido como Hospital do Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim, passará a ter mais 30 leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19, sendo 20 destinados à enfermaria e 10 de unidade de terapia intensiva (UTI).

O anúncio foi feito nesta sexta (22) pelo governador Renato Casagrande em transmissão ao vivo. Com a ampliação, o hospital passa a ter 90 leitos no total, sendo 60 de enfermaria e 30 para pacientes de tratamento intensivo.

O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, o Kim, reforçou que esta é a segunda fase de ampliação de leitos. “Estamos regionalizando as vagas, para que a população possa ser assistida mais perto de sua residência”, ressaltou.

Ao todo, afirmou Gleikson, foram abertas nesta segunda fase 672 leitos de UTI e 675 vagas em enfermaria para pacientes com Covid-19.

O superintendente do Hifa, Jailton Pedroso, agradeceu ao empenho do governo em garantir o tratamento de Covid-19 na região. “Também reforço o esforço dos médicos e de toda equipe do hospital em propiciar a abertura destes novos leitos”, disse.

Com as novas vagas, explicou Kim, o Sul do estado passa a contar com 218 leitos para pacientes com Covid. Deste total, 102 são de UTI – 92 para adultos e 10 infantil; e 116 de enfermaria, sendo 108 para adulto e oito infantil.

“Não tivemos nenhum paciente que não tenha sido atendido nos hospitais do estado ou nos filantrópicos ou contratados pelo estado. Todos pacientes que precisaram de leito de UTI e enfermaria encontraram acolhimento”, afirmou Casagrande.

Com relação ao Hospital do Aquidaban, a estrutura tinha ficado 16 anos sem funcionar como um hospital de fato, recebendo o apelido de Elefante Branco. Chegou a ter um pronto-atendimento durante algum tempo e nos últimos anos o prédio foi ocupado pela Superintendência Regional de Saúde.

No ano passado, em função do avanço da Covid-19, a estrutura foi preparada para receber pacientes com a doença e, por meio de convênio com o governo do estado, o hospital foi aberto em junho com 60 leitos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: