Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Bebê de 11 meses morre vítima do coronavírus no Estado

| 09/06/2020 15:07 h | Atualizado em 09/06/2020, 15:09

Elena completaria 1 ano no próximo dia 26
Elena completaria 1 ano no próximo dia 26 |  Foto: Acervo da Família

Elena Mendes Silva tinha 11 meses. No próximo dia 26 de junho, ela completaria o seu primeiro aninho, se não fosse a covid-19. Após 11 dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva Infantil (UTIN) de um hospital particular de Vila Velha, Elena não resistiu e morreu por complicações da doença, na noite de segunda-feira (08).

A menina nasceu com síndrome de Down e chegou a ficar internada por um período após o nascimento. No último dia 25 de maio, ela se engasgou tomando uma vitamina e, levada ao médico, foi descoberta uma secreção no nariz.

Neste período, Elena começou a "ficar caidinha" e com um cansaço no peito. A família voltou a levá-la ao médico, onde foi hospitalizada já com oxigênio. Um exame para covid-19 foi realizado e, cinco dias depois, o diagnóstico positivo da doença.

"Ela fazia fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Na última sessão, ela já não estava querendo fazer nada. Também não estava se alimentando direito. Uma mamadeira que ela tomava em 20 minutos, tomou em duas horas... daí percebemos que realmente tinha algo de errado", afirmou a recuperadora de crédito Maria Cristina Mendes Moraes, 45 anos, mãe de Elena.

A partir daí, a menina foi transferida para um hospital em Vila Velha, onde ficou 11 dias na Utin. A mãe ficou em isolamento com a filha, mas, nesta segunda-feira, ela não resistiu e teve uma parada cardiorespiratória. 

Elena Mendes
Elena Mendes |  Foto: Acervo da Família
"Eu entreguei para Deus quando vi que ela estava sofrendo demais. Minha filha ela linda, tranquila, gorduchinha... meu filho do meio é quem está mais arrasado, porque ele ficava com ela para que eu pudesse trabalhar. Ele dava mamadeira... Ela não dava trabalho nenhum", contou Maria, que tem dois filhos de 19 e 18 anos.

A operadora de crédito contou ainda que está preocupada com a mãe, uma dona de casa de 69 anos, que também testou positivo para a doença. "Ela mora comigo e ficava também com a Elena. Na sexta-passada foi internada em Vila Velha e está no oxigênio", afirmou.

Elena foi enterrada na manhã desta terça-feira (09). 

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS