Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Autorizada a vacinação de crianças a partir de 5 anos contra a covid

Imunizantes utilizados são da Coronavac e Pfizer pediátrica. Veja como fica a vacinação das crianças

Leone Oliveira | 25/01/2022 16:45 h | Atualizado em 25/01/2022, 16:45

Imagem ilustrativa da imagem Autorizada a vacinação de crianças a partir de 5 anos contra a covid
 

Os 78 municípios do Espírito Santo já estão autorizados a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. As orientações para que seja ampliada a imunização em faixa etárias pediátricas foi enviada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio de ofício no último sábado (22)

Segundo a pasta, a medida tem como objetivo acompanhar a autorização do uso do imunizante Coronavac ao público de 6 a 17 anos, divulgado na última semana pelo Ministério da Saúde. Também se ajusta ao cenário atual de disponibilidade das doses da Coronavac e do reduzido estoque de Pfizer pediátrica.

“A ampliação imediata de todas as faixas etárias de 5 a 11 anos só é possível, porque o Estado dispõe de estoque de doses da Coronavac. A autorização da Anvisa permitirá que o Espírito Santo seja um dos primeiros estados brasileiros a vacinar livremente todas as idades pediátricas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Dessa forma, a Sesa recomenda aos municípios que destinem as doses pediátricas da Pfizer, ainda disponíveis nas redes de frio municipais ou nas salas de vacinação, às crianças de 5 anos e as doses da Coronavac às crianças a partir dos 6 anos de idade. Ou seja, com a disponibilidade de doses da Coronavac no Estado, a vacinação de crianças sem comorbidades poderá ser ampliada.

No Estado, a vacinação de crianças começou no dia 15 deste mês com a aplicação a imunização de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades; de crianças indígenas e quilombolas; de crianças com deficiência permanente, além da vacinação de crianças de 10 e 9 anos sem comorbidades.

Confira como fica a recomendação da Sesa para a aplicação da vacina em crianças: 

  • Crianças de 5 anos de idade e as crianças de 5 a 11 anos imunossuprimidas: aplicação da vacina Pfizer pediátrica;
  • Crianças de 6 a 11 anos: priorizar a vacinação com doses da Coronavac;
  • Adolescentes de 12 a 17 anos: aplicação das vacinas Coronavac ou Pfizer adulto;
  • Adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos: aplicação da vacina da Pfizer adulto.
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS