X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Leonardo da Vinci com 100% dos alunos em estudo presencial


Imagem ilustrativa da imagem Leonardo da Vinci com 100% dos alunos em estudo presencial

Após o acompanhamento das duas primeiras semanas de aula deste ano letivo, do intenso trabalho de reorganização interna e do investimento em novas tecnologias, o Centro Educacional Leonardo Da Vinci, localizado em Vitória, elimina o rodízio semanal e acolhe 100% dos seus alunos presencialmente, com exceção apenas para aqueles que, por motivos pessoais, preferem permanecer em estudos remotos.

Nesta semana, todos os alunos do horário integral que desejam frequentar as aulas presenciais já podem ir para a escola, enquanto os das turmas do semi-integral retornam, possivelmente, na primeira ou segunda semana de março.

De acordo com o diretor pedagógico, Mário Broetto, a iniciativa contempla a necessidade dos pais, visto que a maioria já retomou a rotina normal de trabalho, e considera a importância da interação social direta entre os estudantes, respeitando rigorosamente a legislação vigente e o protocolo sanitário de segurança em saúde interno elaborado pela Consultoria Einstein, que assiste a escola.

Para viabilizar a mudança, as turmas que começaram o ano realizando o rodízio semanal, ou seja, as do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a da 2ª série do Ensino Médio, terão durante o dia parte da aula com o professor presente na sala e parte com som e imagem transmitidos diretamente da sala ao lado, onde o professor estará ministrando a aula.

Dessa forma, mantemos o distanciamento necessário e também as chamadas ‘bolhas’, garantindo assim a redução dos riscos de transmissão da Covid-19”, esclarece o diretor.

Mário explica que as dúvidas dos alunos poderão ser tiradas por meio do sistema de áudio instalado nas salas, assim como acontecia no estudo remoto. Todo esse movimento ainda será acompanhado por dois coordenadores em cada andar para garantir a assistência e o bom funcionamento das aulas.

“Entendemos que esse é o modelo viável mais adequado para o momento que vivemos, pois contribui com a organização das dinâmicas familiares e o aprendizado propriamente dito, visto que o ambiente escolar é o mais propício para a aplicação das metodologias, a manutenção do foco nos estudos e a socialização, ainda que com restrições sanitárias”, finaliza o diretor.

Imagem ilustrativa da imagem Leonardo da Vinci com 100% dos alunos em estudo presencial

Planejar os estudos é fundamental

Nesse contexto de início do ano letivo e retomada da rotina escolar, um aspecto é importante: saber planejar os estudos para ter maior produtividade e autonomia. A solução do Centro Educacional Leonardo Da Vinci para apoiar seus alunos também nesse ponto é oferecer aulas de metodologias de planejamento e execução do estudo semanal.

Esse conteúdo é trabalhado já a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, ou seja, com alunos em torno dos 10 a 11 anos, na disciplina chamada Horário de Estudo (HE) ou Organização de Estudo (OE). É nesse período que os estudantes passam a lidar com mais matérias, professores e livros, tornando-se essencial organizar a própria rotina e consolidar o hábito de estudo diário.

De acordo com a orientadora pedagógica do Ensino Fundamental II da escola, Valéria Assad, o objetivo é formar um cidadão autônomo, disciplinado e autorresponsável pelo próprio desenvolvimento. Contudo, primeiro é preciso mostrar a importância de planejar as atividades dentro de um período.

“Mostramos que quando a gente planeja, o número de decisões diárias é menor. Isso otimiza o tempo, permite focar nos pontos mais importantes, mostra espaços vagos na agenda e reduz ansiedades. É um norteador personalizado, sem a rigidez de uma agenda única para toda a turma”, explica.

A orientadora frisa que às vezes o aluno é bom nas disciplinas, mas tem problema de organização e, por isso, dificuldade de avançar. Outras vezes, o foco é uma disciplina específica que precisa de mais dedicação. Outros avançam em organização e nas disciplinas e são incentivados a ter uma ampliação cultural com leituras literárias, de jornais e revistas, pesquisas, etc.

“Em resumo, é mais um espaço da escola de personalização, suporte e construção das bases para a formação de um aluno autônomo e protagonista no mundo”, disse Valéria.

Imagem ilustrativa da imagem Leonardo da Vinci com 100% dos alunos em estudo presencial

Serviços:

- Site da escola: www.davincivix.com.br
- Telefone: 3334-6300
- Instagran: @davinci.vix
- Facebook: /davincivix
- Conheça o Da Vinci: https://conheca-o-da-vinci.saber.com.br/?utm_campaign=Capta%C3%A7%C3%A3o%20Ve%C3%ADculos%20Externos%20&utm_source=Portal%20Tribuna%20Online