X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Consultas médicas à noite e aos sábados


Imagem ilustrativa da imagem Consultas médicas à noite e aos sábados
Priscila Valentim explicou que os atendimentos serão até às 21h30 |  Foto: Divulgação

Municípios e planos de saúde já começaram a planejar estratégias para o retorno nos atendimentos após o fim da pandemia do novo coronavírus. Com consultas e exames eletivos suspensos neste período, horários serão expandidos para noites e fins de semana.

A telemedicina, em que os pacientes são atendidos por especialistas via telefone ou internet, foi outro recurso encontrado para evitar a sobrecarga na demanda.

Durante a quarentena, a MedSênior faz teleatendimentos e prepara expansão dos horários de consultas e exames nas cinco unidades da Grande Vitória até a normalização do fluxo, diz a vice-presidente de Operações Priscila Valentim.

Antes da pandemia, a média eram de 7 mil consultas nas unidades da MedSênior do Estado.

“Ao fim da pandemia, vamos retomar agendamentos das consultas desmarcadas. A procura deverá ser maior devido à esse período sem agendamento, por isso ampliaremos o horário até 21h30 durante a semana e também atenderemos aos sábados e domingos”.

No São Bernardo Apart Hospital, quando houver liberação para realização de consultas, exames e procedimentos eletivos, ou seja, que não são urgência, será feita uma triagem através dos canais de atendimento.

“O planejamento de retomada na sua totalidade será organizado, respeitando questões técnicas e orientações das equipes de profissionais da saúde e órgãos governamentais. Acompanhamos a situação no Brasil e no mundo discutindo estratégias dia após dia”, esclarece o diretor administrativo do hospital Leonan Tofoli.

Para controlar o acúmulo da demanda e evitar idas desnecessárias ao hospital, o São Bernardo disponibiliza atendimento por telefone, skype e redes sociais. Os profissionais orientam se há necessidade de atendimento presencial imediato e tiram diversas dúvidas.

Em Cariacica, as unidades de saúde atenderão demandas espontâneas de segunda-feira a sexta, de 7h às 16h, priorizando casos sintomáticos respiratórios, suspeitos ou em tratamento de dengue, zika ou chikungunya, e outros vulneráveis conforme avaliação no local.


SAIBA MAIS Atendimentos eletivos serão retomados após recomendação dos órgãos reguladores


  • Na MedSênior, os horários serão extendidos até 21h30 durante a semana e também aos fins de semana.
  • O São Bernardo Apart Hospital fará triagem dos cancelamentos e marcações para definir prioritários.
  • Em Vitória, o acompanhamento dos tratamentos é feito pelo telefone 156. Estratégias para após o fim da pandemia estão sendo elaboradas.
  • Em Cariacica, as unidades de saúde atenderão demandas espontâneas de casos sintomáticos respiratórios, suspeitos ou em tratamento de dengue, zika ou chikungunya e outros avaliados como vulneráveis.

Fonte: Prefeituras, operadora e hospital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: