X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Imóveis

Construtoras já aceitam Pix


Imagem ilustrativa da imagem Construtoras já aceitam Pix
Aplicativo foi lançado em novembro para operar a plataforma criada pelo Banco Central para agilizar transações |  Foto: Arquivo/AT

Lançado em novembro, o Pix é uma plataforma criada pelo Banco Central (BC) para facilitar e acelerar transferências de dinheiro. É possível realizar pagamentos gratuitos, 24 horas por dia e sete dias por semana, incluindo feriados. O dinheiro cai na conta na mesma hora.

De olho na praticidade do novo sistema de pagamentos, algumas construtoras do Estado já aderiram ao Pix para receber pagamentos de clientes e também pagar fornecedores.

“Fizemos o cadastro assim que o Pix foi liberado pelos bancos. A principal vantagem dessa forma de pagamento é que elimina a memorização e digitação de muitos dados para efetuar pagamentos, além do crédito imediato para quem recebe”, ressaltou Alessandro Torezani, diretor administrativo-financeiro da Argo Construtora.

“Já temos clientes utilizando, em todas as propostas já incluímos nossa chave para pagamento. Alguns clientes solicitam essa informação ao setor de contrato e atendimento, principalmente para fazerem adiantamentos”, completou Torezani.

Paulo Baraona, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon-ES), também utiliza o Pix em sua empresa. “Nós usamos muita transferência bancária e pagamentos online. Com essa novidade, as transferências são instantâneas”, explicou.

Ele disse ainda que está pagando fornecedores e alguns funcionários pelo Pix. “Em relação ao consumidor, essa demanda ainda não chegou tão forte, mas com certeza é uma tendência para o próximo ano”, analisou.

Baraona completa: “Enquanto isso, estamos aproveitando a praticidade para pagar prestadores de serviço, materiais de construção e empreiteiros”.

O BC também está desenvolvendo uma ferramenta para facilitar a compra de ativos, como imóveis e carros. A ideia é acelerar o processo, integrando o sistema da transferência da posse com a ordem de pagamento. Atualmente, o Pix funciona só com recursos que estão na conta do pagador, como débito.

Para 2021, o Banco Central pretende implementar o Pix como parcelamento no cartão de crédito. Já o débito automático está em estudo e deve ser lançado somente em 2022.

Pode haver cobrança de taxas

Para pessoa física não haverá tarifa se ela usar o Pix para realizar transferências ou executar pagamentos. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Poderá haver uma exceção no caso de finalidade de compra, em atividades comerciais, como para vendedores pessoas físicas que recebem Pix relacionado à venda do produto ou serviço.

Imagem ilustrativa da imagem Construtoras já aceitam Pix
Clientes usam celular para fazer transações entre contas bancárias |  Foto: Divulgação

Para as pessoas jurídicas poderá haver tarifa tanto no envio quanto para um recebimento de Pix. É preciso procurar a instituição e verificar as condições sobre este novo meio de pagamento.

Segundo a Febraban, à medida que as transações do Pix continuarem crescendo entre as pessoas físicas, a adoção do novo sistema de pagamento deve ganhar mais adesões entre as pessoas jurídicas.

O sistema é recém-lançado e os bancos já desenvolveram APIs (conjunto de padrões de programação para acesso a um aplicativo ou software) para se integrarem com o sistema de vendas de lojistas, de maneira simples e prática.

“A Febraban acredita que a economia tende a ganhar mais velocidade e ritmo, já que recursos entram e saem das contas de forma instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, defende a Federação, sobre as vantagens do novo sistema de pagamentos.


Análise 


Imagem ilustrativa da imagem Construtoras já aceitam Pix
Sandro Carlesso, diretor da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Estado |  Foto: Divulgação

“As pessoas estão usando mais o Pix para fazer compras de valor mais baixo ou transferências menores entre pessoas físicas.

Para nós, tudo que facilitar e diminuir custos para o comprador e reduzir o tempo de transação é bem-vindo, são medidas importantes. As empresas já estão se organizando nesse sentido.

Acho que vamos ver mais transações imobiliárias utilizando a plataforma já nos primeiros meses do próximo ano. É um grande facilitador, instantâneo e gratuito.

Muitas pessoas e empresas ainda não tiveram, com a correria de final de ano, tempo de analisar as vantagens, fazer o cadastro e, entender como o Pix funciona.

No caso de pagamentos imobiliários, quando os valores são mais altos, o cliente precisa se sentir seguro para transferir valores mais altos pelo novo sistema de pagamentos.

No final de ano, as pessoas param de procurar imóveis, envolvidos nas festividades de Natal e Ano-Novo. Passando tudo isso, as facilidades do Pix serão mais avaliadas”

Sandro Carlesso, diretor da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: