X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Concursos

Concurso do Censo tem 621,2 mil candidatos aptos para provas, diz IBGE

Concurso prevê preencher quase 206,9 mil vagas de trabalho temporário


 

Imagem ilustrativa da imagem Concurso do Censo tem 621,2 mil candidatos aptos para provas, diz IBGE
Concurso do IBGE |  Foto: Divulgação

O concurso que prevê preencher quase 206,9 mil vagas de trabalho temporário operações do Censo Demográfico 2022 terá a aplicação das provas no domingo (10).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ), que é responsável pelo Censo, 621,2 mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e poderão fazer os exames no final de semana.

Até janeiro, o processo seletivo havia recebido 1,1 milhão de inscrições. Contudo, o número de participantes que seguem na disputa baixou para 621,2 mil na sequência, após o período de pagamento de taxa ou solicitação de isenção.

O IBGE oferece 183 mil vagas para recenseador, 18,4 mil para agente censitário supervisor (ACS) e 5,5 mil para agente censitário municipal (ACM).

Dos 621,2 mil inscritos que estão aptos para as provas, 349,4 mil são candidatos a recenseador. A disputa pelos postos de ACM e ACS soma 271,8 mil inscrições válidas.

A concorrência varia de acordo com o número de vagas disponíveis e a quantidade de candidatos em cada local do processo seletivo.

No domingo, as provas para recenseador serão aplicadas a partir das 9h (horário de Brasília). Os candidatos farão testes objetivos com 50 questões.

Já os candidatos a ACM e ACS farão os exames no período da tarde. As provas serão aplicadas a partir das 14h30 (horário de Brasília), com 60 questões.

Os recenseadores atuam diretamente na coleta das informações do Censo, entrevistando os moradores nos domicílios no país.

O ACM, por sua vez, gerencia o trabalho dos postos de coleta do IBGE. Já o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores nas atividades de campo.

O IBGE prevê iniciar a coleta dos dados do Censo no dia 1º de agosto.

O instituto afirma que o cartão de confirmação da inscrição, com o local de prova dos candidatos, estará disponível para consulta ainda nesta segunda-feira (4), no site da  Fundação Getulio Vargas (FGV), a organizadora da seleção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: