Como apagar o histórico de sua localização do Google Maps
Eduardo Pinheiro
Siga o Tribuna Online no Google
Os usuários de smartphones equipados com o sistema Android deixam registros de sua localização geográfica, por onde quer que andem. A partir do momento em que é configurada uma conta do Google, no dispositivo, é iniciada a coleta dos locais que o usuário percorre ao longo do tempo.
O recurso salva os locais que o usuário visita com seu dispositivo, mesmo que ele não esteja usando um serviço específico do Google ou que o GPS esteja desligado. A maioria dos usuários não tem conhecimento de que a sua localização está sendo registrada 24 horas por dia, pois acaba dando o consentimento, sem nem perceber, ao instalar aplicativos ou ativar algum recurso no dispositivo.
Não há dúvidas de que essas informações de localização são utilizadas para gerar receitas para o Google. A empresa compartilha os dados com organizações conveniadas, que utilizam a localização do usuário para direcionar mensagens publicitárias.
Basta reparar que recebemos publicidade de carros, quando estamos próximos a uma concessionária de veículos, e de sanduíches, quando estamos nas imediações de uma loja de fastfood.
Até que ponto esse registro é bom ou não para o usuário? Será que o usuário tem interesse em receber essas mensagens publicitárias direcionadas? Ou ainda, para que um usuário vai querer saber onde esteve, há dias ou meses atrás? E o mais importante, e se os dados de sua localização vazarem, como fica a segurança do usuário?
A boa notícia é que podemos desativar essa função a qualquer momento. A seguir, vamos explicar como se aplica a configuração de localização desativa.
1 - Na página do Google Maps acesse o item “configurações”;
2 - Busque a opção “Seus dados no app maps”;
3 - Depois busque a opção “histórico de localização” e desmarque essa configuração.
4 - Role o texto até o fim da página e clique em “pausar”.
Pronto, o Google não irá mais gerar um histórico da localização do usuário, porém isso não quer dizer que ele não tenha mais conhecimento da localização exata do aparelho.
Outra opção que o usuário tem é a de apagar todo o histórico de localização capturado até o momento da desativação da função.
1 - Também na página do Google Maps acesse o item “configurações”;
2 - Busque a opção “Histórico do maps”;
3 - Depois busque a opção “Pesquisar na sua atividade” e, no botão “Excluir” selecione “Todo o período” e clique em “Excluir”.
Com estes dois procedimentos, o usuário desativa a coleta da localização e exclui as informações registradas do seu Histórico de localização, com a linha do tempo do Google Maps.
Vale lembrar que é possível excluir todo o histórico ou apenas parte dele.
Antes que os usuários do iPhone comemorem, já vamos logo avisando que esse recurso de monitoramento geográfico não é exclusividade de usuários Android. O sistema da Apple, o iOS, também monitora a localização de cada um de seus clientes, 24 horas por dia.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Mundo Digital,por Eduardo Pinheiro
Eduardo Pinheiro
PÁGINA DO AUTORMundo Digital
A coluna Mundo Digital é uma coluna que informa e orienta sobre segurança, golpes, dados, IA e Direito Digital, conectando tecnologia aos impactos reais na vida das pessoas. Com foco educativo e preventivo, transforma temas complexos em orientações práticas e incentiva o uso ético, seguro e responsável do ambiente digital.