X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Educação

Teoria e prática de negócios em um ambiente inovador

Hub Fucape oferece aporte financeiro e estrutura para os empreendedores vinculados à instituição de ensino


Imagem ilustrativa da imagem Teoria e prática de negócios em um ambiente inovador
Paulo victor explica que os alunos têm em mãos casos reais, com interação com os empreendedores e colaboradores das empresas

Fusão entre a academia e o mercado. Essa é a principal função do Hub de Inovação da Fucape Business School. Neste novo modelo de ensino, a instituição trouxe a prática dos negócios para a sala de aula, e possibilita que alunos elaborem soluções para os desafios comuns aos empreendedores.

“A Fucape trouxe o mercado para a sala de aula. Os alunos têm em mãos casos reais, interagindo com os empreendedores e colaboradores das empresas, aplicando as técnicas que acabaram de aprender, sob a supervisão dos professores”, explicou o coordenador de graduação e do Hub Fucape, Paulo Victor Novaes.

Ambiente criado para incubação e aceleração de startups, o Hub Fucape oferece infraestrutura e aporte financeiro para os empreendedores vinculados à Instituição. As startups levantam os problemas e levam para as salas de aula para serem discutidos e trabalhados pelos alunos, utilizando a metodologia Challenge-based learning, aprendizagem baseada em desafios.

“Para os alunos, este novo modelo de ensino proporciona um melhor aprendizado, pois é praticado no ambiente real das empresas e com fundamentação teórica. Ou seja, o aluno aprende fazendo”, afirmou o diretor-presidente da Fucape, Valcemiro Nossa. 

A aluna Karen Rangel, está no 7º período do curso de Contador Global e desenvolveu uma nova estratégia para a fintech Unit, incubada no Hub. “É muito interessante essa experiência, pois conseguimos ter uma visão de negócio. É um salto para o conhecimento de todos os alunos, pois podemos trazer novas ideias e ajudar as startups nessa jornada de sucesso”, ressaltou Karen.  

O Hub também abriu oportunidades de trabalho. A fintech Unit, por exemplo,  já contratou um Fucapeano para a equipe.

“Interagir com alunos, professores e todo o ecossistema que é referência em negócios, é muito valioso. Nós estamos atentos aos talentos da Fucape. Já contratamos um aluno e tenho certeza de que muitos outros virão, pois sabemos que o ensino da instituição é muito qualificado”, afirmou Bruno Meneghel, CEO da Unit.

“Novo modelo de ensino proporciona um melhor aprendizado, pois é praticado no ambiente real das empresas”

Valcemiro Nossa, diretor-presidente

Vestibular FUCAPE 2022

  • Já imaginou estudar e empreender em um ambiente inovador e cheio de tecnologia? Estão abertas as inscrições para o Vestibular Fucape 2022/1 para os cursos de Administração, Contador Global e Economia.
  • Inscreva-se pelo site www.vestibularfucape.com.br e invista na sua carreira.

Hub FUCAPE em números

  • 7 startups (até o momento);
  • 65 colaboradores envolvidos;
  • 1 milhão de reais em investimentos;
  • Objetivo de atender até 20 startups.
Imagem ilustrativa da imagem Teoria e prática de negócios em um ambiente inovador
Bruno Meneghel e a aluna Karen: “Realizamos trabalho individual”

Desenvolvimento humano integral

Mostrando que conectar os estudantes com o mercado de trabalho é uma prioridade, a Fucape   disponibiliza de recursos para garantir uma preparação completa para o sucesso profissional dos fucapeanos.

O Programa de Desenvolvimento Humano Integral (DHI), foi criado pela Fucape para ser uma metodologia exclusiva, com o propósito de acelerar a maturação profissional e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, desenvolvendo competências esperadas atualmente no mundo dos negócios.

O DHI conta com uma equipe de psicólogos e docentes que utilizam ferramentas avançadas na avaliação do perfil cognitivo e comportamental do aluno, modelando atividades de acordo com as necessidades dos discentes, respeitando as suas individualidades e maximizando as suas potencialidades.

“Realizamos um trabalho de acompanhamento individualizado, assessoramento e preparação para ingresso no mercado de trabalho. Além disso, há ações de desenvolvimento coletivo, como por exemplo, os tutorias específicos para desenvolver lacunas de conhecimento matemático e demais disciplinas da grade acadêmica”, afirmou a psicóloga e analista de desenvolvimento humano da Fucape, Kaíza Donadia.

Uma das frentes do DHI, é o Gestão de Carreiras, que faz a ponte entre o fucapeano e o mercado.

“Construímos um relacionamento vasto com empresas de diversos segmentos. Trabalhamos a empregabilidade dos alunos da graduação, pós-graduação e ex-alunos, orientando na elaboração de currículos e intermediando para o mercado de trabalho”, explicou a supervisora de desenvolvimento humano integral da Fucape, Ana Carolina Carvalho.

Ela ainda contou que a instituição de ensino também atua em parceria com as empresas. “Assistimos no recrutamento e seleção de várias corporações ao divulgarmos oportunidades em nosso Portal Gestão de Carreiras. Um terço das vagas divulgadas são preenchidas por nossos alunos”, afirmou Ana Carolina.

“Realizamos um trabalho de acompanhamento individualizado e preparação para ingresso no mercado”

Kaíza Donadia, psicóloga

Imagem ilustrativa da imagem Teoria e prática de negócios em um ambiente inovador
ALUNAS NO HUB de Inovação da Fucape: compartilhamento de ideias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: