Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Teoria e prática de negócios em um ambiente inovador

Hub Fucape oferece aporte financeiro e estrutura para os empreendedores vinculados à instituição de ensino

| 18/10/2021 00:00 h | Atualizado em 18/10/2021, 15:58

Paulo victor explica que os alunos têm em mãos casos reais, com interação com os empreendedores e colaboradores das empresas
 

Fusão entre a academia e o mercado. Essa é a principal função do Hub de Inovação da Fucape Business School. Neste novo modelo de ensino, a instituição trouxe a prática dos negócios para a sala de aula, e possibilita que alunos elaborem soluções para os desafios comuns aos empreendedores.

“A Fucape trouxe o mercado para a sala de aula. Os alunos têm em mãos casos reais, interagindo com os empreendedores e colaboradores das empresas, aplicando as técnicas que acabaram de aprender, sob a supervisão dos professores”, explicou o coordenador de graduação e do Hub Fucape, Paulo Victor Novaes.

Ambiente criado para incubação e aceleração de startups, o Hub Fucape oferece infraestrutura e aporte financeiro para os empreendedores vinculados à Instituição. As startups levantam os problemas e levam para as salas de aula para serem discutidos e trabalhados pelos alunos, utilizando a metodologia Challenge-based learning, aprendizagem baseada em desafios.

“Para os alunos, este novo modelo de ensino proporciona um melhor aprendizado, pois é praticado no ambiente real das empresas e com fundamentação teórica. Ou seja, o aluno aprende fazendo”, afirmou o diretor-presidente da Fucape, Valcemiro Nossa. 

A aluna Karen Rangel, está no 7º período do curso de Contador Global e desenvolveu uma nova estratégia para a fintech Unit, incubada no Hub. “É muito interessante essa experiência, pois conseguimos ter uma visão de negócio. É um salto para o conhecimento de todos os alunos, pois podemos trazer novas ideias e ajudar as startups nessa jornada de sucesso”, ressaltou Karen.  

O Hub também abriu oportunidades de trabalho. A fintech Unit, por exemplo,  já contratou um Fucapeano para a equipe.

“Interagir com alunos, professores e todo o ecossistema que é referência em negócios, é muito valioso. Nós estamos atentos aos talentos da Fucape. Já contratamos um aluno e tenho certeza de que muitos outros virão, pois sabemos que o ensino da instituição é muito qualificado”, afirmou Bruno Meneghel, CEO da Unit.

“Novo modelo de ensino proporciona um melhor aprendizado, pois é praticado no ambiente real das empresas”

Valcemiro Nossa, diretor-presidente

Vestibular FUCAPE 2022

  • Já imaginou estudar e empreender em um ambiente inovador e cheio de tecnologia? Estão abertas as inscrições para o Vestibular Fucape 2022/1 para os cursos de Administração, Contador Global e Economia.
  • Inscreva-se pelo site www.vestibularfucape.com.br e invista na sua carreira.

Hub FUCAPE em números

  • 7 startups (até o momento);
  • 65 colaboradores envolvidos;
  • 1 milhão de reais em investimentos;
  • Objetivo de atender até 20 startups.
Bruno Meneghel  e a aluna Karen: “Realizamos  trabalho individual”
 

Desenvolvimento humano integral

Mostrando que conectar os estudantes com o mercado de trabalho é uma prioridade, a Fucape   disponibiliza de recursos para garantir uma preparação completa para o sucesso profissional dos fucapeanos.

O Programa de Desenvolvimento Humano Integral (DHI), foi criado pela Fucape para ser uma metodologia exclusiva, com o propósito de acelerar a maturação profissional e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, desenvolvendo competências esperadas atualmente no mundo dos negócios.

O DHI conta com uma equipe de psicólogos e docentes que utilizam ferramentas avançadas na avaliação do perfil cognitivo e comportamental do aluno, modelando atividades de acordo com as necessidades dos discentes, respeitando as suas individualidades e maximizando as suas potencialidades.

“Realizamos um trabalho de acompanhamento individualizado, assessoramento e preparação para ingresso no mercado de trabalho. Além disso, há ações de desenvolvimento coletivo, como por exemplo, os tutorias específicos para desenvolver lacunas de conhecimento matemático e demais disciplinas da grade acadêmica”, afirmou a psicóloga e analista de desenvolvimento humano da Fucape, Kaíza Donadia.

Uma das frentes do DHI, é o Gestão de Carreiras, que faz a ponte entre o fucapeano e o mercado.

“Construímos um relacionamento vasto com empresas de diversos segmentos. Trabalhamos a empregabilidade dos alunos da graduação, pós-graduação e ex-alunos, orientando na elaboração de currículos e intermediando para o mercado de trabalho”, explicou a supervisora de desenvolvimento humano integral da Fucape, Ana Carolina Carvalho.

Ela ainda contou que a instituição de ensino também atua em parceria com as empresas. “Assistimos no recrutamento e seleção de várias corporações ao divulgarmos oportunidades em nosso Portal Gestão de Carreiras. Um terço das vagas divulgadas são preenchidas por nossos alunos”, afirmou Ana Carolina.

“Realizamos um trabalho de acompanhamento individualizado e preparação para ingresso no mercado”

Kaíza Donadia, psicóloga

ALUNAS NO HUB de Inovação da Fucape:  compartilhamento de ideias
 
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS