Diagnóstico para evitar cegueira

Exames realizados por um oftalmopediatra, desde as primeiras semanas de vida, são fundamentais para detectar doenças

| 18/10/2021, 00:00 00:00 h | Atualizado em 18/10/2021, 15:55

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/100000/372x236/inline_00104914_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F100000%2Finline_00104914_00.jpg%3Fxid%3D243732&xid=243732 600w, A oftalmopediatra Claudia Maestri destacou a importância de se fazer exames de rotina nas crianças
 

Poucas pessoas sabem, mas a visão da criança só fica madura aos 10 anos de idade. Até lá, muitas doenças podem não ser percebidas pelos pais e só encontradas em exames específicos feitos por especialistas, como o oftalmopediatra.

“Para um diagnóstico completo da visão do seu filho, é preciso dilatar a pupila desde o primeiro mês de vida. Assim é possível detectar qualquer doença que está no fundo de olho, como má-formações, e ainda prevenir uma cegueira”, alerta a oftalmopediatra Claudia Maestri.

Por isso, é importante que cada etapa da vida da criança seja acompanhada pelo especialista. “Num mapeamento de retina, por exemplo, podemos detectar uma inflamação ocular, um descolamento de retina e até tumores causando a baixa visão.”

O primeiro exame é feito no consultório com 4 a 6 semanas de vida com o oftalmopediatra, onde se faz a dilatação das pupilas e avalia-se todo o fundo de olho. Em recém-nascidos prematuros, o exame deve ser feito ainda na maternidade. Nova consulta deve ser feita aos seis meses de vida, depois com um ano e depois com um ano e meio.

“É no período de um ano e meio aos três anos que mais aparece o câncer ocular infantil e nesse exame já é possível detectá-lo. Por isso, o diagnóstico rápido e precoce salva vidas. A prevenção é o caminho que venho fazendo há 20 anos”, explica Claudia Maestri, que criou o projeto “Eye Prevent for Kids” – programa de prevenção ocular composto por vários exames até os 10 anos de idade.

“Chamamos carinhosamente de exames do olhinho, nos recém-nascidos, e os exames do baixinho, que é um acompanhamento anual até a criança completar 10 anos”.

No projeto “Eye Prevent for Kids” foi criado o Dia da Saúde do Olhinho, que atende crianças de comunidades carentes. Porém, nos últimos dois anos, não foi possível realizar devido a pandemia.

Fique atento

Importância do exame periódico

Alerta

Os pais devem ficar atentos às datas dos exames de rotina, pois a doença ocular pode ser silenciosa e só ser percebida pelos pais quando a criança já estiver em idade escolar, precisando usar óculos. 

Clínica Claudia Maestri está localizada em Jardim Camburi e faz 20 tipos diferentes de exames oculares, entre eles a Biomicroscopia Ultra-Sônica (UBM). 

A médica também faz cirurgias de glaucoma e catarata infantil.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: