X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Com técnico novo, Flamengo duela com o Atlético-MG de Sampaoli


Imagem ilustrativa da imagem Com técnico novo, Flamengo duela com o Atlético-MG de Sampaoli
Domènec Torrent foi apresentado nesta segunda-feira |  Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O Flamengo inicia a defesa do título brasileiro, neste domingo (9), às 16h, contra o Atlético-MG, no Maracanã. A equipe rubro-negra terá pela primeira vez no comando o espanhol Doménec Torrent, que chegou à Gávea para substituir Jorge Jesus. O português deixou o clube há pouco menos de um mês com destino ao Benfica.

Além de ser um dos clássicos históricos do futebol brasileiro, a partida deste domingo marca um duelo no banco de reservas.

Se o Flamengo terá o ex-assistente de Josep Guardiola nos tempos de Barcelona, o Atlético-MG contará com um treinador de proposta de jogo ousada. O argentino Jorge Sampaoli, que no ano passado levou o Santos ao vice-campeonato e se tornou o grande adversário do Flamengo, assumiu o time pouco antes da paralisação do futebol por causa da pandemia do novo coronavírus.

Após a retomada do futebol nacional, o Flamengo manteve o ritmo de conquistas ao levar o Campeonato Carioca pela 36ª vez em sua história ainda sob o comando de Jesus. Mas com a chegada de Torrent, fica a incógnita da manutenção do bom futebol apresentado pelo time em 2019.

"Todos sabem que tenho uma filosofia muito parecida à do treinador que estava aqui. Gosto do jogo ofensivo, prefiro ganhar de 4 a 3 do que 1 a 0. É importante para o Flamengo ganhar, ganhar e ganhar, mas para mim também é importante como ganhar", afirmou Torrent no dia da apresentação. "Um futebol ofensivo, bonito e ganhador. Essa é a minha filosofia, por isso sou técnico. Gosto de ter a bola e ser protagonista. É o que temos que fazer quando estamos num clube grande."

Para a estreia, o Flamengo não terá grandes novidades. Torrent vai manter o sistema de jogo vitorioso de Jorge Jesus, sem alterações no time titular. E mesmo que haja sutis diferenças, o elenco rubro-negro garante estar preparado.

"Ter mudanças é inevitável. Assim como quando o Jorge [Jesus] veio, tinha diferença do Abel. Cada treinador tem particularidades, convicções, maneiras de entender o jogo. O que estamos tentando fazer é nos adaptar o mais rapidamente possível. Os treinos são diferentes, ele cobra outros movimentos, outras coisas", explica Willian Arão.

Enquanto o campeonato não decola, a ordem no Flamengo é tentar manter seu elenco competitivo. Com o sucesso na temporada passada, a equipe carioca corre o risco de perder jogadores. O atacante Bruno Henrique teria proposta de transferência para o Benfica, mas o clube rubro-negro nega que tenha recebido contato dos portugueses.

Já o Atlético-MG ainda está em fase de construção da equipe e, principalmente, de adaptação ao sistema de jogo de Sampaoli. Desde a retomada do futebol, foram quatro partidas, com três vitórias e um empate, dez gols marcados e dois sofridos.

O time alvinegro também está trilhando um bom caminho desde a retomada do futebol e já tem vaga na final do Campeonato Mineiro -enfrentará a Tombense no fim de agosto, podendo dar a Sampaoli o primeiro troféu em terras brasileiras.

"A exigência dele é que todos os jogadores saibam jogar com os pés e construam jogadas. O jogo coletivo é muito importante com o Sampaoli. Os 11 precisam atacar e defender e se ajudar dentro de campo. Isso é uma exigência muito grande dele", explica o goleiro Rafael em entrevista à TV Galo.

Para a estreia, Rafael diz que espera um duelo difícil no Maracanã, mas que não trata a partida com o Flamengo como um confronto direto pelo título.

"O Flamengo é um grande adversário e é o time a ser batido. Vamos ter 38 rodadas, e todas elas são muito importantes. E todas elas vão ter a mesma dificuldade. Mais do que focar em um ou outro rival, a importância é de começar bem o campeonato. Largar bem, ganhando em um campeonato tão difícil tem uma importância grande."

FLAMENGO

Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira, Filípe Luis; Willian Arão, Gerson, Éverton Ribeiro; Arrascaeta, Bruno Henrique, Gabriel. T.: Domènec Torrent

ATLÉTICO-MG

Rafael; Gabriel (Guga), Réver, Junior Alonso, Guilherme Arana; Jair, Allan, Nathan; Savarino, Marrony, Keno. T.: Jorge Sampaoli

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 16h deste domingo (9)
Juiz: Raphael Claus (SP)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: