Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Com ou sem Von, Avante é da base

| 14/03/2020, 07:58 07:58 h | Atualizado em 14/03/2020, 08:04

O deputado Carlos Von (Avante) esteve em Brasília nesta semana. Foi até o presidente nacional do seu partido, Luís Tibé, para garantir a legenda na disputa à Prefeitura de Guarapari.

Von já tinha do presidente estadual da legenda, Djalma Merlo, a palavra de que poderia disputar. Mas a rixa com o vice-presidente, Ademar Rocha – a quem Von acusa de estar tentando rifá-lo –, não lhe dava segurança. Além do mais, o Avante faz parte da base aliada do governo, com o comando do partido e vários filiados em cargos comissionados da gestão, e Von não tem sido dos mais aliados a Casagrande. Pelo contrário, na Assembleia, tem postura independente ou opositora.

Tibé teria garantido a legenda a Von, mas nem de longe deve tirar o partido da base aliada. “Essas questões locais são resolvidas pelas direções estaduais. E o partido continua (aliado a Casagrande)”. Questão é que o PSB já tem pré-candidato em Guarapari, o subsecretário Gedson Merizio.

Divergências

O presidente do Avante-ES, Djalma Merlo, disse que não era necessário o deputado Carlos Von ir a Brasília. “Já tinha assegurado a ele a legenda”. Mas o vice-presidente, Ademar Rocha, não tem o mesmo discurso. “Ele tem que me convencer a votar nele. Só vai ser decidido na convenção Tem gente que pode se filiar ao partido e também querer disputar”.

“Se virar base, tô fora!”

O diretor de Segurança da Assembleia, Subtenente Assis (PSL), que é cotado para disputar a Prefeitura de Cariacica, disse que, se o partido for para a base do governador, ele deixa a sigla. “O PSL é um partido de direita. Se for para a base do governador, do PSB, estou fora!”, afirmou. Entre os partidos interessados em seu passe, estão PSDB, PRTB e Patriotas.

Vai um cafezinho aí?

O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve na sexta-feira (13) em visita ao Estado. Foi recebido na Assembleia e no Palácio Anchieta. Antes, porém, o cerimonial dos dois poderes correu para tirar todas as garrafas de café de perto do visitante. Motivo? Lima é alérgico e não pode sentir nem o cheiro de café.

Favatto para prefeito de Vila Velha

O deputado estadual Rafael Favatto (Patriota) vai disputar a Prefeitura de Vila Velha. Ele teve o nome confirmado em reunião do partido na noite de quinta-feira (12).

Favatto faz parte do grupo criado pelo deputado Hércules Silveira com lideranças. Intenção era tirar um único nome do grupo para disputar, mas Favatto é o 2º a anunciar pré-candidatura. O 1º foi Neucimar Fraga.

Aliado de Lelo na intervenção do MDB

O MDB nacional não reconhece a presidência de Marcelino Fraga no MDB estadual e nomeou uma comissão interventora para assumir o partido. Entre os nomes estão o deputado federal Tadeu Felippelli; o deputado estadual do Rio Grande do Sul Gabriel Souza; a presidente do MDB Mulher, Fátima Pelaes; o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis; e o ex-ministro Carlos Marun – este, aliado de primeira hora do (ex) presidente do MDB, Lelo Coimbra.

Galeria

Sessões suspensas...

A Assembleia suspendeu a realização de sessões solenes, eventos de partidos e audiências públicas. Também proibiu viagens de deputados e servidores para locais com maior incidência da pandemia.

... e galerias fechadas

A Assembleia vai fechar as galerias, espaços de onde os cidadãos podem acompanhar a sessão. As sessões continuam a ser transmitidas pela TV Ales e pela internet.

Lançamento

O vereador de Vitória Roberto Martins lança neste sábado (14) sua pré-candidatura a prefeito pela Rede. Evento será na Oca Bistrô, no Centro, às 18h, com presença de políticos da sigla.

Racha na avenida

Não há consenso entre os movimentos que organizam no Estado a manifestação pró-Bolsonaro e contra o Congresso, marcada para domingo (15). O Movimento Conservador cancelou a ida, mas outros irão.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: