Natal para todos

Começamos o tempo litúrgico do Advento, em que várias tradições cristãs se preparam para a solenidade do Natal. “Natal” significa “nascimento” e a Festa do Natal lembra o nascimento de Jesus, que se …

últimas dessa coluna


Quartel de Maruípe: 80 anos de história

A PMES foi criada pelo Conselho de Governo, em 12.12.1831, como Companhia ou Corpo de Permanentes, e substituída em 6.04.1835, pela Guarda de Polícia Provincial. O seu primeiro quartel foi do Forte …


Uma tragédia anunciada

Não teve quem não se indignou ao assistir a tragédia no Museu Nacional do Rio de Janeiro que destruiu 90% do seu acervo. Enquanto as labaredas consumiam os 200 anos de pesquisa, uma coisa se passava …


Um novo modelo fiscal para o fluxo de mercadorias

Através de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Receita Federal e os Estados da União por intermédio de suas Secretarias de Fazenda, formalizou-se o …


O médico diante da morte

O papel do médico é debelar doenças, essas simpatizantes da morte. Presente onde existe vida, o morrer também assusta o profissional de saúde. Enquanto a luz brilha no paciente, o médico labuta …


Fim da burocracia

Aquela “dor de cabeça”, que muita gente tem ao ter que carregar aquele montante de documentos ao se dirigir à algum órgão público, chegou ao fim, pelo menos em relação a algumas exigências específica…


Mobilidade na Grande Vitória e o setor da construção

O governador eleito, Renato Casagrande, dedicou grande parte de sua campanha na promessa da retomada dos investimentos na mobilidade metropolitana. Para o setor da construção e o ciclo que dele …


Por que não fomos todos Valéria dos Santos?

Tornou-se uma tendência, diante de uma injustiça contra alguém, espalharem-se pelas redes sociais frases de apoio iniciando-se com “Somos todos (...)”. É a isso que faço referência no título, mas com …


A doença que suja o amor

Sífilis é uma patologia contagiosa bastante antiga, também conhecida como lues, que significa pestilência. Enfermidade de distribuição mundial, a sífilis mimetiza várias doenças. Com sintomas …


Alguém tem de ceder para a vida a dois prosperar

Eu não me casei, pois, com o voto de castidade, próprio dos religiosos, fazemos essa bela mística opção em nome do Reino dos Céus e, a princípio, posso parecer a pessoa mais inapropriada para falar …


A responsabilidade como virtude

Ao fim, nossa vida terá sido a soma de nossas decisões. Isso porque “o homem está condenado a ser livre. Condenado, pois ele não se criou a si mesmo, e, por outro lado, contudo, é livre, já que, uma …