O esporte como ferramenta de transformação social
Coluna foi publicada no sábado (19)
O recente desempenho do Brasil nos Jogos Paralímpicos, com sua melhor colocação histórica no ranking de medalhas, exemplifica o poder transformador do esporte. Mais do que celebrar vitórias, o esporte oferece oportunidades, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Diversos projetos no país utilizam o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Eles atuam no âmbito físico, social e emocional, ajudando jovens a se afastarem de ambientes de risco e a desenvolverem habilidades como disciplina, resiliência e trabalho em equipe. Contudo, a prática esportiva ainda é limitada entre adolescentes e jovens.
Um estudo do Grupo Allianz, em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), com cinco mil jovens com idades entre 12 e 24 anos de dez países, incluindo o Brasil, revelou que apenas 20% são fisicamente ativos mais de cinco horas por semana.
Curiosamente, 72% deles entendem a importância do esporte e 90% reconhecem que praticar esportes melhora a saúde.
O custo de vida é citado como uma barreira para uma maior prática esportiva, e muitos preferem praticar esportes com pessoas de seu convívio. Isso deve ser considerado nos projetos sociais.
Em Vitória, projetos esportivos vêm ganhando força, especialmente voltados para o desenvolvimento de jovens. Um exemplo é o recém-iniciado Canoa Viva Vitória, realizado pelo Instituto Maratonas com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
O projeto beneficiará cerca de 100 adolescentes e jovens com aulas de canoa havaiana ao longo de um ano. O Espírito Santo é o estado onde esse esporte mais cresce no Brasil, sendo o segundo maior polo do País.
Esses programas buscam promover não só o acesso ao esporte, mas também a inclusão social e o desenvolvimento de habilidades para a vida. Oferecem aulas regulares, competições locais e atividades educativas, sempre focadas no bem-estar dos participantes.
É um exemplo claro de como o esporte pode ser uma ponte para um futuro mais promissor.
O impacto do esporte se reflete em diversos níveis: desde a saúde física e mental até a melhoria no desempenho escolar e a redução de comportamentos de risco.
Devemos apoiar e promover essas iniciativas que tornem o esporte acessível a todos, não apenas formando atletas, mas cidadãos mais conscientes, resilientes e preparados para os desafios do futuro.
A continuidade e ampliação desses projetos esportivos são essenciais para garantir que mais jovens tenham acesso a essas oportunidades. Investir no esporte é investir no futuro do país, criando uma sociedade mais inclusiva, saudável e justa para todos.