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Tribuna Livre

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Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Literatura para as infâncias

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (18)

Lilian Menenguci | 18/04/2024, 10:39 10:39 h | Atualizado em 18/04/2024, 10:39

Imagem ilustrativa da imagem Literatura para as infâncias
Lilian Menegucci é escritora e professora doutora em Educação |  Foto: Gi Pedrolo

As pessoas adultas são pontes que conectam as crianças aos diferentes objetos e bens culturais. Logo, da mesma maneira como elas contribuem para que as crianças tenham acesso aos diversos aparelhos e jogos eletrônicos, à internet e à Inteligência Artificial (IA), é imprescindível que mediem o contato da criança pequena com os livros de literatura para as infâncias.

Nesse aspecto, um dos mais significativos desafios de quem escreve para crianças desta geração é chegar aos adultos, às infâncias desses sujeitos, que convivem com elas. São as pessoas adultas – da família, da escola e da comunidade – as responsáveis pela mediação no encontro da criança com o livro literário e, por conseguinte, importantes na formação desses leitores.

A criança pequena aprende, inclusive, por meio de imitação. Então, se você é uma pessoa que lê, se a sua criança observa você lendo, ela tomará essa experiência como referência para a sua forma de ser e de estar no mundo. Afinal, já dizia o provérbio, “um grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”.

Algumas questões podem ser consideradas por você ao promover o encontro da criança com o livro. A leveza e a diversão na apresentação de uma obra para as crianças, por exemplo, são fatores que merecem atenção. Além da história, especificamente, é preciso instigar a criança, provocar sua curiosidade acerca do livro, de modo geral, e da obra, de maneira específica. Explorar os elementos da capa, as biografias do autor, do ilustrador, e mesmo a feitura criativa do livro, é fundamental.

Contextualizar o tema da obra com a rotina da criança pode se constituir em um dispositivo para que ela conte suas próprias experiências, suas histórias, formule e compartilhe hipóteses acerca das pessoas, das coisas e do mundo – concordando ou discordando do que fora lido – numa prática dialógica.

Ler com a criança, o que concorre para o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil, amplia e fortalece o vínculo que se tem com ela. No futuro, já adulta, poderá até não se lembrar da narrativa. Mas, sem dúvida, não se esquecerá da presença da pessoa, do tom da voz que, carregada de sentidos, lia com ela.

Por essas e outras razões, o ato de presentear as crianças com livros contribui para o estímulo da leitura literária, desde agora, e para a construção de um país de leitores. É preciso assumir que, assim como o celular, o tablet, o computador, o livro de literatura para crianças também é um bem cultural e social que abre portas e janelas para uma multiplicidade de mundos.

O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, é uma boa oportunidade para estreitar os laços entre crianças, livros e mediadores de leitura. Um portal para o universo da literatura para as infâncias, sobretudo, as infâncias das memórias afetivas que habitam nas pessoas adultas.

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