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Tribuna Livre

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Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Diferença entre representante de imóveis e corretor anunciante

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (28)

Thiago Setúbal | 28/03/2024, 10:18 10:18 h | Atualizado em 28/03/2024, 10:17

Imagem ilustrativa da imagem Diferença entre representante de imóveis e corretor anunciante
Thiago Setúbal é publicitário e especialista em marketing imobiliário |  Foto: Divulgação

O setor imobiliário cresceu 14,4% nas vendas de imóveis em 2023. O mercado se modernizou disponibilizando diversas áreas de atuação como o corretor anunciante e o representante imobiliário. Esses setores podem apresentar funções e significados diferentes, porém, estão interligados no fortalecimento dessa área empresarial.

As técnicas de um corretor anunciante ou de um representante agregam na expansão de vendas, e logo na rentabilidade do mercado de imóveis. Mas, há uma diferença fundamental entre as funções quanto na abordagem e no modelo de negócios adotado por cada um neste segmento.

Em primeiro lugar, o corretor anunciante de imóveis geralmente trabalha de forma independente ou para uma imobiliária tradicional, já o representante de uma marca de referência mundial em venda de imóveis, por exemplo, utiliza um modelo de franquia que permite aos corretores aprimoramento constante, treinamentos e atualizações do mercado, o que os capacitam a atuarem como empreendedores independentes, mas sob a marca e os sistemas da rede imobiliária.

Os corretores anunciantes têm como foco de trabalho a listagem e o anúncio de imóveis para venda ou locação. Isto é, pode não ter uma relação exclusiva ou de representação com o vendedor ou o comprador, agindo mais como um intermediário. Contudo, os agentes de uma rede imobiliária são treinados para representar vendedores e compradores, oferecendo um serviço mais personalizado.

O principal objetivo de um corretor anunciante imobiliário é conectar vendedores e compradores, facilitando a transação imobiliária. Enquanto os representantes seguem o modelo de negócio que enfatiza a construção de relações a longo prazo com os clientes, oferecendo serviços completos de consultoria imobiliária.

Os corretores e os representantes de imóveis apresentam também remuneração distintas. A renda do corretor anunciante vem principalmente através de comissões sobre as vendas ou locações concluídas.

Por sua vez, os representantes são incentivados constantemente a se especializar em determinadas áreas ou tipos de imóveis, oferecendo um conhecimento aprofundado e experiência específica.

Tal modelo de negócio proporciona aos profissionais um amplo suporte em termos de marketing, tecnologia e educação, visando maximizar o seu potencial de vendas e a satisfação do cliente.

Portanto, o corretor anunciante pode focar mais na parte de transação e anúncio de imóveis, e o representante de imóveis, tende a oferecer um serviço mais abrangente, retratando de fato os interesses dos seus clientes, seja na venda ou na compra de imóveis, inclusive orientando em toda transação legal e, muitas vezes, dando suporte no pós-venda.

Redes imobiliárias já apresentam um modelo único e apoio contínuo aos seus agentes, buscando garantir assim um padrão elevado de serviço e sucesso nos negócios imobiliários.

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