Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Dê ouvidos somente a quem lhe quer bem

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (18)

Thiago Zanetti | 18/07/2024, 10:54 10:54 h | Atualizado em 18/07/2024, 10:54

Imagem ilustrativa da imagem Dê ouvidos somente a quem lhe quer bem
Conversa: dê ouvidos somente a quem lhe quer bem |  Foto: © Divulgação/Canva

Primeiramente, dê valor a si mesmo, pois você é uma obra-prima, ser único. Não há dois de você no planeta e nunca haverá. Depois, compacte-se, junte-se e aglutine-se com pessoas que também lhe dão valor. Não vale a pena gastar suas forças com pessoas que, como se diz, “não estão nem aí” para você, ou seja, que não se importam contigo, com seus sentimentos, suas emoções e com a sua história.

A vida por si só é dura. Sim, ela é bela, cheia de encantos, mas sabemos que é dura. Beleza e dureza compõem a nossa trajetória humana, o nosso caminhar. Se a vida fosse apenas feita de reveses, não suportaríamos. Uma vez que a vida é um desafio diário, precisamos de pessoas que nos ajudem a vencê-la, a cada dia. Precisamos de pessoas que nos impulsionem para frente, para a superação.

Na vida, precisamos ser seletivos. Selecionamos a informação que consumimos, a roupa que vestimos, o alimento que comemos, o lazer e as pessoas com as quais escolhemos nos relacionar. Enfim, tudo é baseado em escolhas. Você só escolhe aquilo que lhe faz bem, não é verdade? Claro que sim. Não estou falando de uma relação por interesse, de só procurar aqueles que nos proporcionam alguma vantagem. Não é isso. A vida não é, ou ao menos não deveria ser, baseada em interesses. Muito mais devemos ser seletivos com as pessoas. As que nos querem bem e torcem pelo nosso sucesso devem ser aquelas às quais nos aproximamos e investimos.

As que realmente nos querem bem, que querem o nosso sucesso e progresso, enxergam em nós mais as virtudes do que os defeitos. Somos cheios de falhas, de desestruturas e contradições. É a natureza humana, não somos anjos. Mas o todo que nos compõe não é mal, temos o bem dentro de nós.

Pessoas que não torcem por nós colocam uma lente de aumento em nossos defeitos e procuram nos desqualificar, nos diminuir. Por vezes, nos menosprezam e nos têm como inferiores.

Não dê ouvidos àqueles que não querem o seu bem-querer, o seu êxito, nem àqueles que não torcem por você. Só dê ouvidos àqueles que se alegram com a sua alegria e torcem pela sua conquista.

Os que torcem por você lhe apontam um defeito e lhe dizem verdades, mas o fazem com amor e carinho, numa correção fraterna, e indicam alternativas para que você se conserte. Quem não o ama e não torce por você, faz advertências duras, brutas, de modo que machuca e não gera a restauração.

Para aqueles que lhe querem bem, você não precisa ficar “fazendo pose” a fim de mostrar algo que você não é, pois eles conseguem enxergar a beleza que há dentro de você. Enxergam, em meio aos seus defeitos, as suas virtudes e o seu potencial. Como disse no início, e não é força de expressão, somos de fato uma obra-prima, seres únicos e singulares. Somos belos, exteriormente e, sobretudo, interiormente.

Saiba que as críticas dos maldosos só servem para definhá-lo e tirá-lo de cena, enquanto as críticas dos que lhe querem bem engrandecem-no e o tornam uma pessoa melhor. Só dê ouvidos a quem o ama e a quem lhe quer bem. O restante não merece a sua atenção.

Imagem ilustrativa da imagem Dê ouvidos somente a quem lhe quer bem
Thiago Zanetti é escritor e mestre em História |  Foto: Divulgação

SUGERIMOS PARA VOCÊ: