Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Clube de leitura

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (14)

Anaximandro Amorim | 14/03/2024, 10:26 10:26 h | Atualizado em 14/03/2024, 10:26


Imagem ilustrativa da imagem Clube de leitura
Anaximandro Amorim é advogado, professor e escritor |  Foto: Divulgação

O “Clube de Leitura Leia Capixabas” é um grupo que tem por objetivo debater e conhecer a produção literária produzida no Espírito Santo, conhecida, geralmente, por “literatura capixaba”. Neste 2024, o Clube completa cinco anos de existência ininterrupta, tornando-se, indubitavelmente, um programa cultural do calendário espírito-santense.

A iniciativa nasceu em 2018, como consequência da primeira edição do curso de “História da Literatura do Espírito Santo”, ministrado pelo escritor Anaximandro Amorim.

Graduando em Letras-Francês pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o autor criou este curso durante uma cátedra da faculdade, ministrada pelo poeta e professor Paulo Sodré. Ao fim das aulas, o grupo, buscando continuar se reunindo, acata a ideia de criar um clube de leitura. Nasce o Leia Capixabas.

A reunião inaugural se deu no dia 18 de abril de 2019, no antigo café Trapiche Gamão, na Gama Rosa, Centro de Vitória, numa concorrida tarde de sábado, tendo como gênero escolhido a crônica. O grupo, nestes cinco anos, já realizou, até a publicação deste texto, 38 encontros, com um número médio de mais de 250 pessoas e livros.

Dentre vários momentos, o mais marcante, claro, foi a pandemia, que fez com que as reuniões acontecessem via videoconferência. No dia 28 de maio de 2022, retomamos nossas reuniões presenciais, a primeira na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. O Leia Capixabas já aconteceu ali, na sede da Academia Espírito-santense de Letras e em alguns cafés. Em 29 de outubro de 2022, uma reunião se deu, pela primeira vez, fora da capital, durante a Feira do Livro de Vila Velha, como parte da programação.

O Clube de Leitura Leia Capixabas participou de uma mesa-redonda, no dia 24 de maio de 2019, durante a VI Flices (Feira Literária do Espírito Santo), sobre clubes de leitura. No dia 27 de outubro daquele mesmo ano, durante a II Flicari (Feira Literária de Cariacica), o Clube foi homenageado pela Academia Cariaciquense de Letras. Em tempo: no Spotify, há, também, um “podcast”, com algumas informações interessantes sobre a nossa literatura.

O nosso clube é aberto para todo o público. Para participar, não é necessário ter formação literária. Nosso recorte não é por livros, mas por gêneros literários, dentro dos quais o participante pode trazer um ou mais livros de autores nascidos ou criados no Espírito Santo. Cada qual tem de cinco a dez minutos de fala, a fim de apresentar a obra. Também aceitamos ouvintes. Autores são bem-vindos, desde que falem do livro de um (a) colega. Nosso intuito é que todos conheçam a produção do outro. Pedimos, também, para não levarem xerox de livros, pois queremos incentivar a mola da economia criativa.

Desde 19 de agosto de 2023, o Leia Capixabas ganhou casa nova: fomos gentilmente acolhidos pela Biblioteca Pública Estadual, uma parceria em prol do estudo e difusão das obras e autores do nosso Estado! O local não poderia ter mais a ver com o nosso escopo! Que venham tantos outros anos mais!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: