Celebrar a amizade todos os dias
Coluna foi publicada no sábado (20)
Devemos celebrar as nossas amizades todos os dias do ano. A amizade é uma relação que cresce a cada dia. Ela se fortalece pela atenção, dedicação e vontade de fazer a vida do outro melhor. É uma conexão genuína, sincera, que não cobra nada em troca. Tudo pode mudar, mas a amizade sobrevive ao tempo, à distância, aos desafios. Por isso, o tesouro mais precioso da vida é a amizade. Quem cultiva tem sempre mais doses de alegria.
Existe no calendário uma data especial, conhecida mundialmente como o Dia Internacional da Amizade. No Brasil, Uruguai e Argentina, a data é comemorada no dia 20 de julho, apesar da sugestão da Assembleia Geral das Nações Unidas de que todos os países-membros celebrassem o Dia Internacional da Amizade, ou Dia do Amigo, no dia 30 de julho (vale ressaltar que não existe distinção entre o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade).
A escolha da data foi impulsionada pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, fundador da Cruzada Mundial da Amizade, campanha que visava a difusão da cultura de paz ao realçar a importância da boa convivência entre os povos.
Todo dia 30 de julho o médico conclamava paraguaios a reunirem-se para realizar diversas atividades sociais e culturais, com o propósito de oferecer ajuda mútua, fortalecendo assim os valores da amizade, para a promoção do diálogo entre as civilizações, da solidariedade, da compreensão mútua e da reconciliação, envolvendo os jovens e futuros líderes em atividades comunitárias voltadas para a inclusão e o respeito entre as diferentes culturas.
Composta por Milton Nascimento e Fernando Brant, “Canção da América” é considerada um hino à amizade, difícil quem não conheça essa canção, que traduz em versos aquele que é um dos mais belos sentimentos, que diz: “Amigo é coisa para se guardar. Debaixo de sete chaves Dentro do coração. Assim falava a canção que na América ouvi...”
Temos, também, do capixaba Roberto Carlos a canção “Amigo” que foi produzida em total segredo e lançada no álbum do Rei Roberto Carlos em 1977, em homenagem ao mais que amigo, e como diz na letra: “Você, meu amigo de fé, meu irmão camarada”.
Temos, entre outras canções, e de grande sucesso, o samba “A Amizade”, autoria do Grupo Fundo de Quintal, que diz: “A amizade, nem mesmo a força do tempo irá destruir. Somos verdade, nem mesmo esse samba de amor pode nos resumir”.
Amigo é aquele que celebra suas vitórias como se fossem suas, e segura na sua mão nos momentos mais difíceis. Quando você se sente à vontade para ser completamente você mesmo ao lado de alguém, você vive uma amizade verdadeira, podendo dizer: Você é meu amigo especial, aquele que faz meu coração sorrir.
“A amizade, assim como o amor, é dada de graça e semeada ao vento”, como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade. Portanto, esteja sempre entre amigos e faça a data valer todos os dias!