Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Aromaterapia: uma aliada na promoção da saúde infantil

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (16)

Cinthia Casotti | 16/10/2023, 12:13 12:13 h | Atualizado em 16/10/2023, 12:15

Imagem ilustrativa da imagem Aromaterapia: uma aliada na promoção da saúde infantil
Cinthia Casotti é terapeuta integrativa pediátrica |  Foto: © Divulgação

A saúde das crianças é uma preocupação primordial para pais e responsáveis. Entre as questões de saúde, está a ansiedade infantil, que é um problema delicado e muitas vezes subestimado, manifestando-se de diversas maneiras e muitas vezes sutis.

Engana-se quem pensa que somente adultos vivenciam tensões que podem afetar seu bem-estar emocional e mental. Reconhecer os diferentes sinais dessa ansiedade é essencial para proporcionar o suporte adequado e ajudar as crianças a enfrentar os desafios que encontram em seu crescimento.

A aromaterapia pode ser um dos caminhos para combater esse problema, emergindo como alternativa natural e eficaz, desde que acompanhada por um profissional adequado. A utilização de óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas é reconhecida por suas propriedades terapêuticas, tornando-se uma aliada valiosa no cuidado com os pequenos.

Essa prática integrativa é amplamente reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é utilizada em todo o mundo. De acordo com especialistas, os óleos essenciais induzem a liberação de partículas no organismo capazes de estimular as células nervosas. Os óleos essenciais são conhecidos por suas propriedades terapêuticas, e muitos deles têm sido utilizados para aliviar sintomas de estresse, ansiedade e insônia.

Quando aplicada à ansiedade infantil, a aromaterapia utiliza óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes. Óleos como lavanda, camomila, bergamota e mandarina são frequentemente escolhidos por suas características suaves e efeitos tranquilizantes.

Além da saúde mental, a aromaterapia é aliada para desenvolver um sistema imunológico mais forte. Crianças são mais suscetíveis a infecções e doenças, e a aromaterapia oferece uma abordagem segura e suave para fortalecer a imunidade, auxiliando o corpo na luta contra vírus e bactérias.

Quando se trata de problemas respiratórios comuns, como resfriados, bronquite e alergias, que podem afetar a qualidade de vida das crianças, a aromaterapia demonstrou resultados promissores. Por exemplo, o óleo de eucalipto possui propriedades expectorantes que auxiliam na eliminação de muco das vias respiratórias, facilitando a respiração. Além disso, o óleo de lavanda tem propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir a irritação das vias aéreas, proporcionando alívio às crianças.

No entanto, é essencial seguir as orientações adequadas ao usar óleos essenciais, mesmo que sejam naturais. É válido lembrar daquele ditado: “A diferença entre o remédio e o veneno está na dose”. Portanto, na aromaterapia, é essencial usar as porções apropriadas para crianças e nunca aplicar os óleos essenciais puros diretamente sobre a pele, pois isso pode causar alergias e queimaduras.

Com a crescente busca por abordagens naturais e holísticas para a saúde, a aromaterapia se destaca como alternativa valiosa. Ela oferece benefícios terapêuticos de maneira suave e segura para as crianças, alivia sintomas de ansiedades, fortalece a imunidade e proporciona alívio em casos de problemas respiratórios comuns.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: