Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sobre Rodas

Sobre Rodas

Colunista

Márcia Branki

Novo Fiat Pulse será mais um líder de mercado?

Lançado no Brasil há cerca de seis meses, o Pulse ocupou em abril a primeira colocação entre os SUVs mais vendidos no País

Márcia Branki | 20/05/2022, 17:51 h | Atualizado em 20/05/2022, 17:57

Imagem ilustrativa da imagem Novo Fiat Pulse será mais um líder de mercado?
Fiat Pulse |  Foto: Marcos Camargo / Divulgação

Lançamento mais importante da Fiat em 2021, o Fiat Pulse chegou em meados de outubro com a missão de se tornar o SUV compacto mais vendido no País. E, ao que tudo indica, o carro já  caminha nesta direção. 

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave),  o Fiat emplacou em abril 5.520 unidades, ultrapassando os bem colocados T-Cross e Jeep Compass e tomando a liderança entre os SUVs. 

Pelo segundo mês consecutivo, o novato vendeu mais até que o irmão Argo – oferecido em uma faixa de preço menor. No ranking geral, ele foi o quinto mais vendido, atrás de Fiat Strada, Hyundai HB20, Fiat Mobi e Chevrolet Onix.

Na Podium, revenda Fiat no Estado, o modelo está disponível em cinco versões: Drive MT (R$ 94.990) , Drive AT (R$ 101.990 ), Drive Turbo 200 AT (R$ 109.990), Audace Turbo 200 AT ( 114.990) e Impetus Turbo 200 AT (R$ 126.590). As duas primeiras estão disponíveis com o  já conhecido motor 1.3 aspirado, e as três últimas com o inédito motor 1.0 turboflex. Só a de entrada tem câmbio manual. As demais trazem o também inédito câmbio automático CVT, que simula sete marchas. 

A convite da Fiat, Sobre Rodas teve a possibilidade de avaliar a versão Audace do modelo, equipada com motor 1.0 turboflex de três cilindros. Antes que alguém torça o nariz para o propulsor 1.0, vale destacar que ele rende 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de toque, um bom número para um SUV compacto. O câmbio é automático CVT de 7 marchas. 

Na prática, o modelo é ágil, com boas arrancadas e retomadas de velocidade, o que garante segurança principalmente em ultrapassagens. Para quem quer mais performance, há o modo Sport, que pode ser acionado direto no volante. Ponto positivo também para o câmbio CVT que permite trocas manuais através das aletas localizadas atrás do volante.

Com 100% de álcool no tanque, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em  9,4 segundos e chega aos 189 km/h. Quanto ao consumo, é capaz de fazer 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, diz a fabricante.

Externamente, o carro chama atenção pelo design robusto e, no interior, é prático e funcional. Tem acabamento de qualidade, uma ampla lista de itens de série e oferece espaço para quatro adultos viajarem com conforto. 

O porta-malas, por sua vez, tem capacidade para transportar 370 litros de bagagem. Ele perde em espaço para alguns rivais, mas para quem precisa transportar muita bagagem há opção dos bancos traseiros rebatidos, o que eleva o espaço para 1.238 litros.

Ficha Técnica

Pulse Audace

Motor

1.0 turboflex, dianteiro, transversal, bicombustível, com três cilindros em linha

Cilindrada total: 999 cm³ 

Potência: 125 cv (gas) e 130 cv (álc) a  5.750 rpm

Torque: 20 kgfm (gas) e 20,4 kgfm (álc) a 1.750 rpm

Direção

Elétrica com pinhão e cremalheira 

Transmissão

CVT, simulando 7 velocidades

Freios

Dianteiro: A disco ventilado 

Traseiro: A tambor

Imagem ilustrativa da imagem Novo Fiat Pulse será mais um líder de mercado?
Espaço interno do Fiat Pulse |  Foto: Marcos Camargo / Divulgação

Suspensão 

Dianteira: Tipo McPherson com rodas independentes e braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora 

Traseira: Eixo de torção com rodas semi-independentes 

Rodas e Pneus

Rodas: R16 x 6,0 

Pneus: 195/60R16 89H (Goodyear / Pirelli) 

Dimensões 

Comprimento: 4.099 mm 

Largura: 1.774 mm 

Altura (vazio): 1.579 mm 

Distância entre-eixos: 2.532 mm 

Ângulo de entrada: 20,5º 

Ângulo de saída: 31,6º 

Vão livre entre-eixos: 224 mm 

Altura mínima do solo: 196 mm 

Porta-malas: 370 litros 

Tanque: 47 litros 

Desempenho 

0 a 100 km/h: 9,7 segundos (gas) e 9,4 segundos (álc) 

Velocidade máxima: 187 km/h (gas) e 189 km/h (álc) 

Consumo 

Cidade: 12 km/l (gas) e 8,5 km/l (álc) 

Estrada: 14,6 km/l (gas) e 10,2 km/l (álc)

O que o carro traz de série

Visual

Barras longitudinais no teto, rodas de liga leve de 16 polegadas, maçanetas na cor da carroceria, retrovisores externos na cor da carroceria e volante com revestimento em couro.

Conforto

Abertura elétrica do bocal de abastecimento, ar-condicionado automático e digital, banco do motorista com regulagem de altura, volante multifuncional, direção elétrica, vidros elétricos em todas as portas, volante com regulagem de altura, partida remota via chave e aletas para trocas de marcha atrás do volante.

Tecnologia

Central multimídia com tela de 10,1" touchscreen, Apple Car Play e Android Auto sem fio, USB Tipo A e Tipo C, computador de bordo, modo Sport com botão no volante, câmera traseira com linhas auxiliares e carregador por indução para smartphones.

Segurança

Quatro airbags, alarme antifurto, alerta de não utilização do cinto de segurança para todos os ocupantes, controle de estabilidade e tração, faróis de LED, lanternas de LED, sistema de partida em rampa, luz de condução diurna de LED, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa com correção e farol alto automático.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: