Novo Fiat Pulse será mais um líder de mercado?
Lançado no Brasil há cerca de seis meses, o Pulse ocupou em abril a primeira colocação entre os SUVs mais vendidos no País
Lançamento mais importante da Fiat em 2021, o Fiat Pulse chegou em meados de outubro com a missão de se tornar o SUV compacto mais vendido no País. E, ao que tudo indica, o carro já caminha nesta direção.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Fiat emplacou em abril 5.520 unidades, ultrapassando os bem colocados T-Cross e Jeep Compass e tomando a liderança entre os SUVs.
Pelo segundo mês consecutivo, o novato vendeu mais até que o irmão Argo – oferecido em uma faixa de preço menor. No ranking geral, ele foi o quinto mais vendido, atrás de Fiat Strada, Hyundai HB20, Fiat Mobi e Chevrolet Onix.
Na Podium, revenda Fiat no Estado, o modelo está disponível em cinco versões: Drive MT (R$ 94.990) , Drive AT (R$ 101.990 ), Drive Turbo 200 AT (R$ 109.990), Audace Turbo 200 AT ( 114.990) e Impetus Turbo 200 AT (R$ 126.590). As duas primeiras estão disponíveis com o já conhecido motor 1.3 aspirado, e as três últimas com o inédito motor 1.0 turboflex. Só a de entrada tem câmbio manual. As demais trazem o também inédito câmbio automático CVT, que simula sete marchas.
A convite da Fiat, Sobre Rodas teve a possibilidade de avaliar a versão Audace do modelo, equipada com motor 1.0 turboflex de três cilindros. Antes que alguém torça o nariz para o propulsor 1.0, vale destacar que ele rende 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de toque, um bom número para um SUV compacto. O câmbio é automático CVT de 7 marchas.
Na prática, o modelo é ágil, com boas arrancadas e retomadas de velocidade, o que garante segurança principalmente em ultrapassagens. Para quem quer mais performance, há o modo Sport, que pode ser acionado direto no volante. Ponto positivo também para o câmbio CVT que permite trocas manuais através das aletas localizadas atrás do volante.
Com 100% de álcool no tanque, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e chega aos 189 km/h. Quanto ao consumo, é capaz de fazer 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, diz a fabricante.
Externamente, o carro chama atenção pelo design robusto e, no interior, é prático e funcional. Tem acabamento de qualidade, uma ampla lista de itens de série e oferece espaço para quatro adultos viajarem com conforto.
O porta-malas, por sua vez, tem capacidade para transportar 370 litros de bagagem. Ele perde em espaço para alguns rivais, mas para quem precisa transportar muita bagagem há opção dos bancos traseiros rebatidos, o que eleva o espaço para 1.238 litros.
Ficha Técnica
Pulse Audace
Motor
1.0 turboflex, dianteiro, transversal, bicombustível, com três cilindros em linha
Cilindrada total: 999 cm³
Potência: 125 cv (gas) e 130 cv (álc) a 5.750 rpm
Torque: 20 kgfm (gas) e 20,4 kgfm (álc) a 1.750 rpm
Direção
Elétrica com pinhão e cremalheira
Transmissão
CVT, simulando 7 velocidades
Freios
Dianteiro: A disco ventilado
Traseiro: A tambor
Suspensão
Dianteira: Tipo McPherson com rodas independentes e braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi-independentes
Rodas e Pneus
Rodas: R16 x 6,0
Pneus: 195/60R16 89H (Goodyear / Pirelli)
Dimensões
Comprimento: 4.099 mm
Largura: 1.774 mm
Altura (vazio): 1.579 mm
Distância entre-eixos: 2.532 mm
Ângulo de entrada: 20,5º
Ângulo de saída: 31,6º
Vão livre entre-eixos: 224 mm
Altura mínima do solo: 196 mm
Porta-malas: 370 litros
Tanque: 47 litros
Desempenho
0 a 100 km/h: 9,7 segundos (gas) e 9,4 segundos (álc)
Velocidade máxima: 187 km/h (gas) e 189 km/h (álc)
Consumo
Cidade: 12 km/l (gas) e 8,5 km/l (álc)
Estrada: 14,6 km/l (gas) e 10,2 km/l (álc)
O que o carro traz de série
Visual
Barras longitudinais no teto, rodas de liga leve de 16 polegadas, maçanetas na cor da carroceria, retrovisores externos na cor da carroceria e volante com revestimento em couro.
Conforto
Abertura elétrica do bocal de abastecimento, ar-condicionado automático e digital, banco do motorista com regulagem de altura, volante multifuncional, direção elétrica, vidros elétricos em todas as portas, volante com regulagem de altura, partida remota via chave e aletas para trocas de marcha atrás do volante.
Tecnologia
Central multimídia com tela de 10,1" touchscreen, Apple Car Play e Android Auto sem fio, USB Tipo A e Tipo C, computador de bordo, modo Sport com botão no volante, câmera traseira com linhas auxiliares e carregador por indução para smartphones.
Segurança
Quatro airbags, alarme antifurto, alerta de não utilização do cinto de segurança para todos os ocupantes, controle de estabilidade e tração, faróis de LED, lanternas de LED, sistema de partida em rampa, luz de condução diurna de LED, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa com correção e farol alto automático.