Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Volta à cadeira de governador

Confira a coluna desta sexta-feira

Eduardo Maia | 08/11/2024, 16:19 16:19 h | Atualizado em 08/11/2024, 16:19

O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) é oficialmente governador do Espírito Santo. Ao menos, pelos próximos dias. Isso porque Renato Casagrande (PSB) vai participar da Conferência da Organização das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP29), no Azerbaijão. Por consequência, Ricardo reassume a cadeira pela sexta vez desde o início da administração.

Desta vez, porém, é um pouco diferente. O MDB, presidido no Estado por ele, fez seis prefeitos, nove vices e 79 vereadores nas eleições municipais. Com o partido com mais “musculatura”, segundo interlocutores, é a partir de agora que Ricardo terá de começar a se articular para viabilizar seu nome na possível sucessão a Casagrande em 2026.

Nos bastidores, inclusive, há quem aponte que o governador já tem dito que Ricardo precisa se viabilizar o quanto antes, já que o planejamento de 2026, internamente, já começou.

Olho no empresariado

Um dos grupos que Ricardo é conhecido por ter proximidade é o de empresários. Nesse aspecto, porém, existem outras lideranças que podem disputar o governo de olho nessa “fatia”. O prefeito de Vitória, Pazolini (Rep), por exemplo, conseguiu atrair Cris Samorini (PP), que já foi presidente da Findes, para a sua vice. A disputa por apoio já teve início.

Parceria firmada

A primeira agenda oficial de Ricardo como governador foi com o presidente do Podemos, deputado Gilson Daniel. Foram para encontros ligados à agricultura, no Norte do Estado.

Gilson e Ricardo são aliados, e o deputado do Podemos também é um dos possíveis nomes do grupo de Casagrande para a sucessão. Ricardo, porém, larga na frente.

Viajou por 120 quilômetros!

Comitiva do prefeito eleito de Ibitirama, Reginaldo Simão (PSB), saiu do interior rumo à Vitória para reunião com Janete de Sá (PSB). Após 120 quilômetros, uma surpresa: viram que havia uma galinha viva na grade do para-choque, e que ela resistiu ao percurso. Depois do susto, foi solta. Ufa!

Até aplausos

O senador Magno Malta (PL) apresentou requerimento de aplauso no Senado ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pela vitória nas eleições americanas.

No documento, o parlamentar que representa o Estado destaca a repercussão internacional da vitória de Trump, ressaltando o impacto global dessa escolha e o retorno do conservadorismo ao poder. Desde o resultado, a direita capixaba tem comemorado.

Eleitos encontram dificuldades na transição

Alguns prefeitos eleitos no Espírito Santo têm encontrado desafios no processo de transição do governo atual para o novo, que começa a partir de janeiro de 2025. Em diversos municípios, segundo interlocutores, encontram problemas para ter acesso às contas, projetos, investimentos, e obras programadas das gestões que estão se encerrando. “Não há transparência, e isso tem gerado muito incômodo”, disse um prefeito eleito, sob anonimato.

GALERIA 

Transferência de hábito

Mal assumiu o governo do Estado e Ricardo já tem até “pegado” alguns hábitos de Casagrande. Gravou vídeo fazendo seu prato no almoço e outro até coando café, conteúdos comumente publicados por Casagrande. Só falta vestir a camisa “sextou, mas não sextarei”.

Oponente, não inimigo

O vereador Léo Camargo (PL), que disputou a Prefeitura de Cachoeiro e ficou em 2º lugar, teria pedido espaço no secretariado de Theodorico Ferraço (PP), prefeito eleito que vai exercer o 5º mandato na cidade. A informação é de pessoas próximas a Ferraço, que dizem que o pedido veio no dia da vitória do progressista. Oponente sim, mas não inimigos.

Quer proibir celulares

O vereador da Serra Paulinho do Churrasquinho (PDT) apresentou projeto de lei que pede a proibição do uso de celulares por alunos nas escolas públicas e privadas da cidade. A matéria, porém, ainda passará pelos trâmites da Casa.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: