Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Vereador tem maioria na Serra

Confira a coluna desta terça-feira

Eduardo Maia | 12/11/2024, 16:43 16:43 h | Atualizado em 12/11/2024, 16:43

O presidente da Câmara da Serra, Saulinho da Academia (PDT), vereador mais votado do Espírito Santo no último pleito (8.241 votos), já tem a maioria dos pares para ser reconduzido a mais um mandato frente à câmara municipal.

Dos 23 eleitos, Saulinho conta com o apoio de 15, incluindo todos os nomes do PDT, partido dele e também do prefeito eleito, Weverson Meireles. Desta forma, então, Saulinho conseguiu vencer a resistência que havia em torno de seu nome nos bastidores, incluindo de alguns vereadores do próprio PDT. A informação é de que houve consenso para que o partido consiga manter a base unida, visando as eleições de 2026.

Mesmo assim, ainda não houve acerto com os oito vereadores restantes, o que não quer dizer que não acontecerá até a eleição, que acontece no início de janeiro. Ao que tudo indica, Saulinho deve ser reconduzido ao posto em chapa única.

“Projeto é higienista”

A Arquidiocese de Vitória voltou a criticar projeto da câmara da capital, de autoria de Luiz Emanuel (Rep), que quer proibir que pessoas em situação de rua ocupem locais públicos. A discussão ocorre desde 2023 e se intensificou na última semana, como Plenário publicou. O arcebispo Dom Dario chegou a chamar o projeto de higienista e preconceituoso.

“Libertar as pessoas”

À coluna, Luiz Emanuel disse que como cristão católico, perdoa Dom Dario por, segundo ele, fazer acusações equivocadas. “Se ele insiste em falar que o projeto é higienista, ou ele não leu o texto ou está sendo induzido ao erro, mas como cristão católico, eu o perdoo. O projeto, na verdade, liberta as pessoas da prisão das ruas. O Executivo teria de acolhê-las”.

Esperança do botafoguense

Futebol foi pauta entre deputados ontem. Além de repercutirem o título do Flamengo da Copa do Brasil, Mazinho mostrou que ganhou uma camiseta do Botafogo: “Boa sorte para o Fogão na final da Libertadores”. Marcelo Santos, então, brincou: “Nesse caso, a esperança é a única que morre”.

Já existe lista

Vereadores que disputam o posto de próximo presidente da câmara de Vila Velha já dizem ter lista com nomes de apoiadores.

Um deles, do Podemos, mesmo partido do prefeito, segundo interlocutores, tem dito que tem cerca de 15 nomes. Outro, que tem 12.

Ontem, o prefeito Arnaldinho esteve com vereadores da base, mas não sinalizou um nome que seja de sua preferência para ser o próximo presidente, segundo seus aliados.

Tucano vai palestrar em Brasília. Sinais?

O presidente do PSDB de Vitória, Luiz Paulo, estará em Brasília no dia 4 de dezembro, participando como palestrante do Fórum Brasil, evento que reunirá líderes empresariais, pesquisadores e especialistas de todo o País. Ele foi convidado para falar sobre “Transformação Urbana e Desenvolvimento das Cidades”. Um dos organizadores é o ex-ministro Luiz Fernando Furlan. Há quem diga que o tucano deseja voltar à Brasília em 2026, como deputado federal.

GALERIA 

Ainda há esperanças

Apesar das conversas avançadas sobre Anderson Goggi (PP) ser o próximo presidente da câmara de Vitória estarem avançadas, ainda há vereador que tenta alterar esse “destino provável”. Defendem que ainda há tempo para mudança, já que a escolha acontece no início de janeiro.

Pêsames

Morreu ontem Helle’Nice Ferraço Nacif, irmã do deputado e prefeito eleito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP). Ela já ocupou o cargo de secretária de Educação da cidade.

Nota a+ em gestão fiscal

Aracruz obteve nota A+ pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a mais alta classificação conferida aos municípios que apresentam excelência tanto na capacidade de pagamento quanto na qualidade da informação contábil e fiscal.

Câmera lenta...?

Deputados disseram à coluna que movimentos para presidência da Casa então “em câmera lenta”. Será?

SUGERIMOS PARA VOCÊ: