Vacina barra Covid em indígenas

| 19/04/2021, 08:34 08:34 h | Atualizado em 19/04/2021, 11:02

O número de casos confirmados de Covid-19 entre indígenas de Aracruz caiu consideravelmente após a imunização.

Em janeiro foram registrados 67 casos de Covid nas 12 aldeias. Em fevereiro, 66. A 2ª dose da vacina começou a ser aplicada em 19 de fevereiro e março já mostrou resultados, com o registro de apenas 15 casos. Nos 16 dias de abril, 10 positivados, sendo que 4 são menores de 18 anos – não tomam a vacina. De fevereiro para março a redução foi de 77,2%, segundo dados da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) – ligada à União.

Desde o início da pandemia, foram registrados 377 casos de Covid entre os indígenas aldeados – população é de 4.604 habitantes. Quatro morreram, sendo 3 neste ano – destes, duas mulheres, da aldeia Irajá, tinham tomado a 1ª dose da vacina, mas contraíram o vírus no intervalo. A 1ª dose já foi aplicada em 95,8% e a 2ª, em 89% dos aptos a tomar a vacina nas aldeias.

“Somos prova de que a vacinação em massa funciona”, disse a coordenadora da Sesai em Aracruz, Rosiane Scarpatt.

Fake news atrasou
A enfermeira Rosiane Scarpatt disse que foi feito um trabalho de conscientização na comunidade indígena porque no início da vacinação, a adesão foi muito baixa:
“Principalmente por causa das fake news, de que iria virar jacaré, implantar chip, de que a vacina era água e iria matar os idosos. Os caciques também ajudaram na orientação.”

“Outro patamar”
O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos negou que esteja se reunindo com vereadores da Serra e que tenha sua digital na “subida de tom” de alguns vereadores independentes e da oposição contra o prefeito Sergio Vidigal. “Não tenho procurado e nem conversado com vereadores da Serra sobre ou contra Vidigal. Estou em outro patamar”, disse Audifax.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-04/372x236/ilustracao-14241bec198db431c17b92fd10cea057/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-04%2Filustracao-14241bec198db431c17b92fd10cea057.jpeg%3Fxid%3D169882&xid=169882 600w,
Quando a pandemia acabar...
Foi publicado no Diário Oficial da semana passada a lei que cria um novo circuito turístico no Estado, é a “Rota do Frade e a Freira”. O projeto é de autoria do deputado Emilio Mameri, nascido na região, e contempla os municípios de Cachoeiro, Rio Novo do Sul e Vargem Alta, no Sul do Estado.

Sessão hoje no Congresso
Hoje tem sessão no Congresso para analisar vetos e o projeto que altera regras na LDO para permitir a abertura de créditos extraordinários para programas emergenciais, como o que reduz a jornada e o salário na iniciativa privada.
Entre os vetos estão o que dá prazo de 5 dias para a Anvisa autorizar as vacinas e o que destinava R$ 3,5 bilhões para garantir acesso gratuito à internet de alunos e professores.

Comissão pra criar política indigenista em Aracruz
O vereador de Aracruz Vilson Jaguareté apresentou um requerimento para a criação, na Câmara, de uma comissão que irá elaborar a “Política Municipal Indigenista”. Objetivo é atender a comunidade, com serviços públicos adequados, como por exemplo, ter um plano de educação que valorize os saberes e tradições dos povos originários. Aracruz tem 12 aldeias, tupiniquins e guaranis. Vilson é tupiniquim e foi o vereador mais votado da cidade (1.325 votos).

Galeria

Webinar
A vice-governadora, Jaqueline Moraes, participa hoje, às 20 horas, de um Webinar sobre a valorização indígena promovido pela Prefeitura de Aracruz. Participam representantes de aldeias, da Aderes e do Masp. Será no canal do Youtube da Prefeitura.

Combate à covid
O vereador de Guarapari Rodrigo Borges protocolou projeto que autoriza a Prefeitura a comprar vacinas.

Capacitação
O governo do Estado abriu curso para capacitação de prefeitos e equipes técnicas em: planejamento público, educação fiscal, captação de recursos, entre outros. O curso é gratuito, online e começa dia 29.

Prestação de contas
Vence no dia 30 o prazo para envio ao Tribunal de Contas da Prestação de Contas Anual de prefeitos e ordenadores de despesa do ano passado.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: