Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Tucano de olho na Assembleia

Confira a coluna desta quinta-feira

Eduardo Maia | 14/11/2024, 15:39 15:39 h | Atualizado em 14/11/2024, 15:39

A eleição para a próxima Mesa Diretora da Assembleia Legislativa promete ser tão intensa quanto a última, quando o deputado Marcelo Santos (União) foi eleito presidente. De acordo com alguns parlamentares, há a possibilidade de que Vandinho Leite (PSDB) tente novamente o cargo.

O tucano já estaria se movimentando nos bastidores. Fora da Assembleia, tem se encontrado com frequência com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), além de também já ter se encontrado com Casagrande (PSB), na companhia de Ricardo e do deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB).

Há quem diga que Ricardo pode endossar a candidatura do tucano, visto que é próximo dele e até pouco tempo atrás também fazia parte do PSDB. A possibilidade de Casagrande preferir um nome diferente de Marcelo circula nos corredores, o que tem feito os governistas ficarem de “antenas ligadas”.

Por outro lado...

Apesar dos movimentos de Vandinho, alguns deputados contaram, sob anonimato, que Marcelo tem maioria para ser reconduzido. Mesmo com a independência dos poderes, porém, admitiram que caso Casagrande “aponte” outro nome, a disputa pode se acirrar. “Importante destacar que a escolha vai respingar em 2026”, contou um deputado.

Atritos petistas

As eleições acabaram, mas discussões entre membros do PT continuam. Desta vez, o suplente à câmara de Vila Velha Alex D´avila foi expulso de um grupo de mensagens, após críticas ao Bolsa Família. O PT regional publicou nota dizendo que os comportamentos “inadequados” seriam avaliados. “Por isso que o PT vai mal”, disse um integrante do grupo.

Agradecimento divino

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), é um dos mandatários adeptos ao culto no gabinete. Ele promove um por semana e, desta vez, convidou integrantes da Igreja Quadrangular para os louvores. “Depois das eleições, é momento de agradecer o resultado”, disse um seguidor.

Bate-boca

Projeto de lei de Lucas Polese (PL) que quer proibir visitas íntimas para presos condenados por crimes contra a dignidade sexual foi alvo de discussões acaloradas. Polese defendeu que presos por estupro não devem receber visitas e criticou deputados que não pensam assim. Já Camila (Psol) e Iriny (PT) disseram que o PL causaria impacto negativo no sistema prisional e pode ser inconstitucional. Sobraram indiretas e discursos ideológicos.

Secretária de Educação de Linhares definida

O prefeito eleito de Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos), já definiu quem será sua secretária de Educação. A professora Rosinéia Bergamaschi foi a escolhida. É mestranda em Ciências da Educação, além de ser especialista em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Professora efetiva em Linhares, é considerada quadro técnico para ocupar o cargo. Mais secretários serão divulgados em breve pelo prefeito.

GALERIA

Nomeação em Cariacica

Irmã do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), foi nomeada para cargo comissionado na Prefeitura de Cariacica. Alini Borgo, segundo informação do Diário Oficial da cidade, foi nomeada como assessora executiva de gabinete II, na secretaria de Assistência Social.

“Sem chance”

Interlocutores do prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT) disseram que não há chance do mandatário assumir algum cargo no governo do Estado ao final de seu mandato. Ao menos, por enquanto.

Capacitação em Vitória

O presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet (PP), vai organizar o curso “Atividade Parlamentar Básica: Fundamentos e Práticas”, que acontecerá nos dias 21 e 22 no plenário da Casa. A intenção é proporcionar uma compreensão aprofundada sobre os processos essenciais para o exercício da atividade parlamentar. Vereadores e assessores de todo o Estado estão convidados.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: