Para alguns, eleição não acabou
Confira a coluna desta quinta-feira (05)
Para alguns partidos, a eleição acabou somente na teoria. Isso porque por todo o Espírito Santo existem pessoas que estão entrando na Justiça para que sejam investigados possíveis casos de fraude à cota de gênero. A chapa do PP em Linhares que disputou a Câmara está com problemas em relação ao assunto. A juíza eleitoral Emília Coutinho Lourenço determinou que a diplomação do eleito Kauan do Salão (PP) seja suspensa por suposta fraude à cota de gênero cometida pela sigla, segundo documento que Plenário teve acesso.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) confirmou, dizendo que a diplomação dos eleitos vai acontecer dia 16, mas “por força de uma ação de investigação judicial eleitoral em andamento, o vereador Kauan do Salão e os suplentes do PP não irão participar da cerimônia”. Caso a investigação comprove fraude, Linhares pode passar por dança das cadeiras.
Não sabia o número
A juíza destaca a possibilidade de haver candidatura fictícia de uma mulher que recebeu somente 9 votos, situação que sugere fraude à cota de gênero. A ação aponta que a candidata não tinha conhecimento sequer de seu próprio número de urna. “Há indícios consistentes de que ela não teve finalidade legítima de disputar”, diz trecho do documento.
Defesa e mais casos
Presidente municipal do PP, Marcos Garcia, disse que a sigla prepara defesa. “Fomos notificados mas não há nada de errado. Entraremos com liminar para que haja diplomação”. Nos bastidores, partidos em outras cidades podem sofrer investigação similar. Interlocutores apontam possíveis inconsistências em chapas na Serra e Guarapari, por exemplo.
Voltou a ser criança
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), ficou tão empolgado com a inauguração da Vila Natalina, montada na Prainha, que aproveitou para descer pelo escorregador. “Voltou a ser criança, prefeito?”, perguntou de forma humorada um seguidor do prefeito canela-verde.
Ausência
O governador Renato Casagrande (PSB) recebeu ontem prefeitos e vice-prefeitos eleitos no Palácio Anchieta para um almoço. O objetivo foi reafirmar a parceria do Estado com municípios. Segundo interlocutores, porém, a única cidade que não foi prefeito, vice, ou qualquer representante foi Vitória.
De acordo com assessoria, Pazolini (Rep) e Cris Samorini (PP) receberam o cônsul-geral dos EUA em Vitória no mesmo horário, por isso a ausência no Palácio.
Prefeito eleito se reúne com ministros em Brasília
Rodrigo Borges (Republicanos), prefeito eleito de Guarapari, está em Brasília para reuniões com a bancada capixaba e com ministros de Lula. Esteve ontem com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa; Pesca e Aquicultura, André de Paula; e Turismo, Celso Sabino. Principal prioridade de Borges tem sido conseguir emendas para a cidade. Também esteve com seu correligionário, deputado Hugo Motta (Rep-PB), favorito para presidir a Câmara.
Galeria
Expansão de influência
Lorenzo Pazolini (Rep) participa hoje, em Brasília, do 1º Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Grandes Cidades. Estarão com ele o ministro da Educação, Camilo Santana; prefeito de Recife, João Campos (PSB); além de outras lideranças. Nos bastidores, o evento aponta uma tendência para os próximos meses: ver Pazolini tentando expandir sua imagem, pensando no jogo de 2026.
Encontro de eleitos
Começou ontem o Encontro de Gestores promovido pela Associação dos Municípios do Estado (Amunes). O evento é justamente para os eleitos no pleito deste ano. A abertura contou com lideranças, como o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB).
Aproveitou para se colocar
Conforme destacado pela coluna, haverá ano que vem eleição para a escolha do próximo presidente da Amunes. Prefeito eleito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), já teria se apresentado ontem mesmo como opção para assumir o posto.