Mais uma batalha na Serra?

| 02/07/2020, 09:19 09:19 h | Atualizado em 02/07/2020, 15:50

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, envia hoje para a Câmara o projeto que transfere para o Estado o Hospital Materno Infantil, construído pela prefeitura. É um pleito antigo do prefeito que a gestão fosse conduzida pelo governo do Estado, que enviou ofício aceitando a proposta, na segunda-feira.

Mas a transferência, que deve contar com pedido de urgência, precisa do aval do Legislativo, onde Audifax tem enfrentado bastante resistência, já há algum tempo. Um relatório preparado pelo líder do prefeito, Fábio Duarte, mostra que há 19 propostas enviadas pela prefeitura e que ainda aguardam votação. Algumas na espera desde janeiro do ano passado.

“Temos vários projetos importantes que estão parados há mais de 400 dias. Muitos estão fazendo politicagem”, disse Fábio, que acredita que a transferência, por se tratar de um tema importante para o Estado, não terá muita resistência.

“O que é bom, votamos”
O presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira, negou que esteja barrando de propósito os projetos da prefeitura. “O que é bom para a cidade, nós votamos. Agora tem uns projetos, que não tem jeito”, disse o presidente, sem citar exemplos. Quanto à transferência do hospital para o Estado, ele disse que será votado e aprovado com tranquilidade.

Bronca de multa
O presidente da Câmara de Vila Velha protocolou projeto que obriga o uso de máscara por quem circular pelas ruas de Vila Velha. Para quem desobedecer, porém, não será aplicada multa, como já acontece em outros estados. “O cidadão vai levar uma bronca do guarda municipal e vai ser obrigado a voltar para a casa”, disse a assessoria de Carlini.

Hora do pesadelo
O vereador de Vitória Nathan Medeiros usou até o personagem de um clássico do terror para defender o prefeito Luciano Rezende durante a prestação de contas. “Tem políticos que preferem sonhar com o Freddy Krueger, mas não sonhar com o senhor”, citando que o prefeito é o pesadelo da oposição.

Projeto cria o “WhatsApp da Penha”
O deputado estadual Euclério Sampaio protocolou projeto que cria o “WhatsApp da Penha” para receber denúncias de violência doméstica contra mulheres.

Trata-se de um número de WhatsApp que seria disponibilizado pelo governo para receber áudios, fotos, vídeos e mensagens de socorro. Pelo texto, as denúncias teriam prioridade em situação de calamidade pública.

Gasto com pessoal no MP perto do limite de alerta
Dados do Painel de Controle do Tribunal de Contas mostraram que o Judiciário ultrapassou, em maio, o limite de alerta com gastos de pessoal (limite é de 5,4% e foram gastos 5,49%), mas a situação não é preocupante só lá. O Ministério Público também se aproxima da mesma marca. Em maio, essa despesa foi de R$ 256,5 milhões, o que representou 1,75% – o limite de alerta é de 1,8%. O gasto, porém, diminuiu com relação a abril, que foi de R$ 257 milhões.

Galeria

Bem-estar infantil
Os prefeitos de Vila Velha, Nova Venécia e Ecoporanga ganharam o título de “Prefeito amigo da Criança” pela Fundação Abrinq.

Proteção aos deficientes
O vereador de Vitória Davi Esmael levou ao delegado responsável pela Delegacia de Proteção ao Idoso, Márcio Braga, uma proposta para que a delegacia atenda também em casos de violência contra pessoas com deficiência. Segundo Davi, a decisão cabe à chefia da Polícia Civil.

Cospe no prato que comeu
Tem político que se elegeu por conta da exposição que tinha na antiga profissão e hoje ataca quem lhe deu holofotes e ex-colegas de ofício.

#TBT político
Há exatos dois anos, as articulações para as coligações políticas visando à eleição já estavam a todo vapor, mas havia uma pausa para o lazer: foi ponto facultativo na Assembleia – era uma segunda-feira – para assistir à vitória do Brasil sobre o México na Copa do Mundo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: