Em busca de novas lideranças
Confira a coluna
Enquanto alguns partidos conseguiram boa performance nas eleições municipais deste ano, outros não obtiveram resultados que eram esperados. O PT é uma dessas siglas, que fez apenas 13 vereadores e um vice-prefeito no Estado — na cidade de Águia Branca. Por conta do resultado considerado negativo, internamente já tem se falado na importância de ter novas lideranças partidárias para 2026.
Nesse aspecto, nomes que se destacam são de Karla Coser (PT), vereadora mais votada de Vitória; além de Rafael Primo (PT), que conseguiu “furar uma bolha” de mais de 10 anos sem o PT ter um vereador na Câmara de Vila Velha.
Rafael, inclusive, foi um dos poucos petistas que admitiram que a esquerda brasileira passa por um momento conturbado e que precisa se reinventar. Caso contrário, o partido pode passar por mais dificuldades no próximo pleito.
Olhos em outra eleição
Acontece no começo de 2025 o Processo de Eleições Diretas do PT, que escolherá novos dirigentes para a sigla em níveis nacional, estadual e municipal. Atualmente, a deputada federal Jack Rocha preside o PT estadual, mas já há quem diga que João Coser pode tentar o cargo. Uma coisa é certa: haverá muita discussão sobre isso nos próximos meses.
Secretária à vista
Ao que tudo indica, segundo pessoas próximas de Theodorico Ferraço (PP), prefeito eleito de Cachoeiro de Itapemirim, a secretária de Educação da gestão será Celeida Chamão (PP), que chegou a disputar eleição para a câmara da cidade e conseguiu a suplência. Aliada de Ferraço, o compromisso já teria sido firmado entre os dois.
Vendas por todo Brasil!
O deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) não atua somente como parlamentar, mas também já se lançou escritor. “A Política Pode Ser Diferente”, segundo Meneguelli, está esgotado. “Vendeu do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Fica meu muito obrigado pelo carinho”, disse.
Já foi definido
Diferente da maioria dos municípios da Grande Vitória, onde há conversas para definir quem vai presidir câmaras, no interior a situação é diferente. Segundo interlocutores, o próximo presidente do Legislativo de Barra de São Francisco será Emerson Lima (PSB).
A escolha teve influência do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB), que apoiou a eleição de Emerson. Com ampla maioria de aliados na Casa, a opção pelo socialista deve ser unânime.
Polêmica em Cariacica esquenta os bastidores
A vereadora de Cariacica Zety Araújo (PSD) fez desabafo na tribuna da Câmara nessa semana. Disse que está sendo “perseguida” por outros parlamentares, ao citar a retirada de pauta de um projeto que daria título de utilidade pública a um instituto de assistência social por ela coordenado.
Nos bastidores, a fala da vereadora não teria sido bem digerida pelos outros parlamentares, principalmente se tratando dos líderes da Casa.
GALERIA
Dicas para vereadores
O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Domingos Taufner, foram palestrantes no evento “Fui eleito vereador, e agora?”, da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Estado. Ambos deram dicas aos eleitos, já que também foram vereadores.
Mas já?
Nem tomaram possa na legislatura de 2025 e já existem diversos vereadores eleitos de Cariacica pensando nas eleições para a Assembleia em 2026. É como diz o ditado: “um olho no peixe e outro no gato”.
Palestra com autoridades
Diversas autoridades de todos os Poderes estiveram reunidas na Assembleia Legislativa para ouvir a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo Filho. Ele falou sobre os desafios do processo eleitoral e os impactos da tecnologia na democracia brasileira. O presidente da Casa, Marcelo Santos (União), foi o anfitrião.