Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Combate à violência contra a mulher

| 10/01/2021, 10:03 10:03 h | Atualizado em 10/01/2021, 13:55

O Estado registrou, no ano passado, 101 assassinatos de mulheres, 11% a mais do que foi registrado em 2019 (91). A Grande Vitória concentra a maior parte dos casos – 44 ou 43,5% – o que já tem preocupado os novos prefeitos, embora a segurança pública seja competência do Estado.
Ontem e hoje, o prefeito de Vitória, Pazolini, foi às ruas com a Guarda numa ação de conscientização. Há duas coordenações na Secretaria de Cidadania que cuidam do tema.

Em Vila Velha, as ações estão vinculadas à pasta de Assistência Social. E o município vai adotar medidas de acolhimento, capacitação profissional e de geração de emprego e renda.

Cariacica tem a Gerência dos Direitos da Mulher, também debaixo do guarda-chuva da Ação Social, e está para ser criada a Casa da Mulher Brasileira, para o atendimento feminino.

Já a Serra conta com pasta própria: a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, comandada pela delegada Gracimeri Gaviorno, experiente no combate à violência doméstica.

Alerta na região Serrana
Embora concentre o maior número de casos, a Grande Vitória não registrou aumento, de 2019 para 2020, nos assassinatos de mulheres. Ao contrário do que ocorreu na região serrana, que registrou um aumento de 266,7% nos crimes. Os homicídios pularam de 3 para 11.
Entre os 101 assassinatos, 26 foram crimes de feminicídio.

Ações contra a Covid
O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, tem se reunido com representantes da sociedade para implantar novas ações de combate à pandemia de Covid-19. Entre elas, estão: reforçar o inquérito sorológico, aferir a temperatura corporal em locais muito movimentados, ampliar a testagem e rastreamento de contatos e ampliar horário de atendimento médico.

Portal dedo-duro
Para aumentar a arrecadação, a Prefeitura de Cariacica vai lançar o programa “Fique em dia! Contribua para o desenvolvimento de Cariacica!” para que empresas e contribuintes regularizem suas dívidas com a administração. O Portal de Transparência vai publicar os dados dos devedores e das dívidas.

Quem não é visto...
O ex-presidente da Câmara de Vitória Cleber Felix, que também é presidente do DEM de Vitória, fez uma visita ao prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, na sexta-feira. Nas redes sociais escreveu que o DEM foi “um dos primeiros partidos que confiaram no potencial brilhante” do prefeito. O DEM deve herdar a Secretaria de Esporte, mas com o ex-vereador Parrini. Já Cleber ainda não se sabe se fará parte.

Nomeado como sub, atuando como titular
O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, nomeou subsecretários e alguns ficarão responsáveis pela titularidade da pasta interinamente. André Muniz, que foi nomeado para a Subsecretaria de Assistência Social, também vai responder pelas pastas de Habitação e Trabalho. Nettiê Moraes foi nomeada sub de Obras, mas vai responder pela titularidade da pasta. Cláudia Maria da Silva, que foi nomeada subsecretária, vai responder pela pasta de Educação.

Galeria

Saiu no diário
O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, também nomeou o subsecretário de Serviços, que é o Álvaro Bertomoro.

Tête-à-tête
Após uma reunião de 5 horas com os 13 vereadores da Câmara, o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, definiu que vai receber os parlamentares em encontros mensais e que não terá líder na Câmara. Dos 13, 10 são da base aliada.

Comando em anchieta
A Câmara de Anchieta elegeu sua Mesa Diretora em chapa única e por unanimidade. Edinho É Demais (MDB) foi eleito presidente, Renan Delfino (PP) como vice-presidente, e Tereza Mezadri, secretária (PSB).

Já tem até hino!
Como brasileiro não perde tempo, já foi criado o hino da vacina do Burantan: uma paródia do funk “Bum Bum Tam Tam”, do MC Fioti.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: