Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Seu filho é um espelho do que você é

Coluna foi publicada no sábado (16)

Claudio Miranda | 18/03/2024, 10:31 10:31 h | Atualizado em 18/03/2024, 10:31

Imagem ilustrativa da imagem Seu filho é um espelho do que você é
Comportamento dos filhos costuma refletir o dos pais |  Foto: © Divulgação/Canva

Outro dia na praia vi uma jovem mãe com seu filho de aproximadamente 9 anos de idade. Ela comprou um picolé para ele. Após terminado, ele se levantou e sem que sua mãe falasse nada, ele foi jogar o papel e palito numa lixeira próxima.

Ela apenas o acompanhou com o olhar para ver onde ele estava indo. Não disse nada, nem fez nenhum elogio à atitude dele. Isso pareceu algo muito simples, mas me fez pensar de onde veio aquele comportamento e atitude daquele menino.

O aprendizado parecia estar internalizado. Ele não esperou um elogio de sua mãe. Apenas foi lá e fez o que era certo. O modo como os pais passam os conceitos de honestidade, respeito, gentileza e generosidade tornarão os filhos pessoas de bem.

O mundo precisa de bons pais que ensinem respeito, ética e moralidade aos filhos. Saber viver bem coletivamente respeitando os limites, a privacidade e as necessidades do outro.

Crianças bem educadas se tornam adultos seguros e leves na forma de viver.

Se você não educa dessa forma, seu filho poderá crescer achando que o mundo tem que atender aos caprichos dele.

Esse tipo de criança na escola poderá se tornar um aluno brigão, com dificuldades de seguir regras.

Na vida adulta poderão se tornar pessoas arrogantes, ásperas e egoístas. Se sentem deslocados porque, com o tempo, vão percebendo o quanto são inadequados e incapazes de pensar no outro.

Tudo o que você acredita será passado para o seu filho. Ele será, no futuro, aquilo que vivenciou, ouviu e aprendeu com você.

Diz um ditado popular que: “Filho de peixe, peixinho é”, “A fruta não cai longe do pé”, “Tal pai, tal filho.” Eu te diria: “Diga-me o que você pensa e como se comporta que eu te direi o tipo de pessoa que seu filho será”. O comportamento dos pais é o maior indicativo de como o filho será.

Se por acaso, mesmo com sua orientação e educação, seu filho apresentar comportamentos ruins e inadequados, corrija-o firmemente. Não há necessidade de castigo físico ou de usar palavras depreciativas da pessoa dele, mas ele deve saber que passou dos limites e que o que ele fez é inaceitável.

Não fazer nada é um tipo de autorização dos pais. O filho será em grande parte uma consequência do modelo educacional que recebeu de vocês como pais.

Educação tem a ver com a percepção de mundo que a criança aprendeu no ambiente familiar.

Então, quando o filho é agressivo, preconceituoso, debochado e mentiroso, ele pode estar reproduzindo um comportamento aprendido e autorizado em casa.

Filhos bem educados sabem os pais que têm e que comportamentos serão ou não valorizados por eles.

Suas crenças e valores são passados para seus filhos nas relações do dia a dia. Se você tem atitudes desonestas com as pessoas, ele poderá te copiar.

Se você tem uma fala e comportamento que depreciam e exclui o outro, assim ele poderá agir também.

Cuide para que seu filho reproduza a pessoa boa e humanizada que você é como pai e mãe, porque é desse tipo de gente que o mundo precisa.

É para isso que você teve filhos. Para que eles cresçam e se tornem agentes transformadores do mundo e da vida coletivamente.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: