Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Seu filho é tímido ou introvertido?

Coluna foi publicada no sábado (27)

Claudio Miranda | 29/01/2024, 10:24 10:24 h | Atualizado em 29/01/2024, 10:24

Imagem ilustrativa da imagem Seu filho é tímido ou introvertido?
A timidez está relacionada com a ansiedade, inibição e medo em ambientes novos, pessoas desconhecidas e situações sociais sem a proteção familiar |  Foto: © Divulgação/Canva

A timidez é um dos temas que preocupam os pais durante o desenvolvimento do filho na infância e adolescência. Existe um receio de que o tímido não conseguirá ser feliz e conquistar o seu lugar no mundo.

Se preocupam com as dificuldades que os filhos vão enfrentar na vida escolar, na faculdade e no trabalho caso eles continuem fechados demais.

A timidez está relacionada com a ansiedade, inibição e medo em ambientes novos, pessoas desconhecidas e situações sociais sem a proteção familiar. O tímido fica com o semblante fechado, cabisbaixo, sem ação.

Ele sente muita ansiedade e medo de ser julgado e envergonhado por outras pessoas e exposição social. Os casos mais graves podem configurar um quadro de fobia social, no qual a pessoa fugirá a todo custo de situações de desproteção diante de desconhecidos.

Nem todas as crianças são desinibidas e falantes. Muitas poderão apresentar uma inibição comportamental.

A timidez se caracteriza sobretudo pelo isolamento e pela falta de interação em ambientes novos ou com pessoas pouco conhecidas.

Dentro de casa essas crianças, geralmente, são mais falantes e interativas porque conhece aquele ambiente e as pessoas da casa. Elas sabem que ali não serão ameaçadas ou terão a obrigação de interagir com pessoas e situações estranhas.

Por outro lado, há os indivíduos introvertidos, que são aqueles que são voltados mais para o mundo interior que o exterior. Na introversão, a pessoa prefere ficar em casa do que sair para uma comemoração social.

Eles são reservados, gostam de sossego, silêncio e ambientes tranquilos. Eles não são propriamente tímidos, mas sentem-se cansados e desenergizados em festas, barulhos e longos períodos de interação com muita gente à sua volta.

Atitudes que podem te ajudar a entender se o seu filho é tímido ou extrovertido:

- Ambientes cheios e barulhentos são desgastantes e cansativos. Respeite isso e permita que seu filho tenha momentos de tranquilidade para repor as energias.

- Estimule-o a se comunicar. Por mais que ele prefira ouvir que falar, explique que a comunicação é importante.

Estimule-o a expressar e compartilhar suas ideias. Evite perguntas que as respostas se limitem ao sim e não. Faça-o falar como se sente, o que gosta de fazer, o que achou do filme que assistiu, como se sente em tal situação, etc.

- Ter poucos amigos não é um problema, mas o incentive a conhecer pessoas novas. Em vez de cobrar que tenha muitos colegas, ensine-o formas de manter as amizades que já conquistou.

- Acompanhe-o em situações e locais em que ele se sinta desconfortável, caso peça a sua companhia, mas estimule-o de vez em quando a fazer alguns enfrentamentos em situações novas.

Ensine o que ele pode fazer nesses momentos para que se sinta mais seguro e autoconfiante.

Vale lembrar que a timidez/introversão não é uma doença. É um problema comportamental que, na maioria das vezes, diminui de intensidade com um tratamento adequado.

Na vida adulta, a pessoa continuará tímida e até mais reservada, mas sem sofrimento porque ela entenderá melhor como ela é e seu nível de cobrança diminuirá.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: