Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Mostre a alegria que você tem

Coluna foi publicada no sábado (18)

Claudio Miranda | 20/05/2024, 10:58 10:58 h | Atualizado em 20/05/2024, 10:58

Imagem ilustrativa da imagem Mostre a alegria que você tem
Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP |  Foto: Arquivo/AT

O modo como vive fala imediatamente de como você é interiormente. Sendo assim, seu comportamento diário, a forma como você se dirige às pessoas e a maneira como fala dos fatos do seu dia a dia dirão imediatamente o tipo de pessoa que você é.

É comum ouvirmos as pessoas reclamando de tudo o que lhe acontece. Elas falam das suas dificuldades financeiras, dos seus problemas de saúde, das discussões familiares e dos relacionamentos que não estão caminhando bem.

A forma que muitas pessoas têm de viver é falar sempre daquilo que é sombrio. Se tornam especialistas em ver sempre o lado ruim. Tudo é feio, difícil e sem solução. Se alguém fala que está sem emprego, dirão: “É, está difícil para todo mundo.” Ou “O mundo hoje está piorando cada vez mais”.

Esse tipo de comportamento é desestruturante e desorganizador. Você passa a entristecer e a viver em desesperança. Não dá pra negar que a vida e o mundo têm seus problemas e desafios, mas tem coisa boa acontecendo o tempo todo. A questão é, onde você está colocando seus pensamentos? Vivemos todo dia situações de sombra e de luz. Porque ainda insiste em falar só da sombra, dos problemas, das dificuldades e dos sofrimentos?

É como se tivesse usando um determinado tipo de óculos que nos faz enxergar a realidade dessa ou daquela forma. Sendo assim, a lente que usa para ver o mundo pode estar distorcendo os fatos. Numa situação mais grave, seria como se você estivesse de olhos fechados. É quando surge a depressão e toda forma de pensamentos doentios, desestruturantes, promovedores de desesperança, abandono e desamparo.

O modo como vive é uma escolha. Só você pode mudar isso. De coisas simples à situações mais complexas, a solução e melhoria daquilo pode estará diretamente relacionada à forma como filtra as informações que chegam até você.

Se viveu experiências que te traumatizaram, procure ajuda terapêutica para se fortalecer interiormente. Suas crenças e valores sobre a vida, o mundo e as pessoas podem influenciar no seu comportamento e no modo de se relacionar. Quanto mais cristalizado isso estiver, mais difícil e demorada pode ser a mudança, mas não será impossível. Viver nos dá a possibilidade de nos tornar melhor a cada dia.

Desenvolva a condição da alegria. Cultive a felicidade, porque nesse estado expressará a absoluta alegria e contentamento. Pessoas assim não ficam sérias por muito tempo porque elas desenvolvem a capacidade de ver coisa positiva acontecendo à sua volta. Com o tempo, perceberá que não se mostra mais infeliz porque você passa a se conectar e sintonizar seus pensamentos com aquilo que é positivo, saudável.

Desconecte-se de seus condicionamentos e das ideias sem sentido. Apenas seja alegre e feliz consigo mesma e com todos com quem convive. Deixe a sua luz brilhar. Viva a sua alegria e contentamento.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: