Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Melhore a sintonia com seu filho adolescente

Coluna foi publicada no sábado (06)

Claudio Miranda | 09/04/2024, 13:21 13:21 h | Atualizado em 09/04/2024, 13:21

Imagem ilustrativa da imagem Melhore a sintonia com seu filho adolescente
Diálogo com os filhos pode se tornar mais difícil na adolescência |  Foto: © Divulgação/Canva

Quando os filhos se tornam adolescentes, muitos pais se queixam de não conseguirem ter um bom diálogo com eles. É de costume dizer que a adolescência é uma idade difícil de lidar, mas não é verdade e não é uma regra.

Quando entendermos esse momento de transformação que eles passam no seu desenvolvimento teremos uma melhor condição de conviver e nos relacionar com eles.

Na adolescência, o jovem passa por muitas transformações físicas, expectativas sociais e familiares que não são fáceis de gerenciar.

As cobranças escolares, o corpo muda, o desejo sexual aflora, o pensamento no futuro, a faculdade, o trabalho, as responsabilidades da vida adulta e as dificuldades de conquistar o que se deseja - tudo isso vem de uma só vez, num turbilhão de informações.

O adolescente precisa da presença saudável dos pais entendendo minimamente o que se passa com eles.

Do mesmo modo, os pais têm suas preocupações e responsabilidades do dia a dia e da vida.

Então, gerenciar e coordenar tudo isso não é uma tarefa simples. Ela é cheia de reentrâncias e de surpresas o tempo todo, para todo mundo.

As dificuldades surgirão quando os pais olham tudo somente sob o ponto de vista deles. Tudo fica melhor quando se coloca no lugar do outro por um instante, para se entender como ele está vendo a vida à sua volta.

Sendo assim, os pais devem colocar os olhos do adolescente em si e os filhos devem colocar os olhos dos pais nele.

Assim, ambos entenderão melhor o que se passa dentro de cada um. Isso só será possível quando na família há um mínimo de diálogo e de boa comunicação estabelecida.

Nesse caso são mais os pais que terão que se esforçar para entender os filhos sem causar outros problemas na relação familiar.

Os filhos precisarão perceber que os pais estão ali, prontos para acolhê-los e protegê-los quando necessário.

Isso é a base de uma boa saúde mental para qualquer pessoa. Quando ela não existe ou é frágil, uma série de outros problemas poderão surgir, como drogas, rebeldia e mal comportamento.

Quando um adolescente se mostra mal-humorado ou retraído, isso pode não ter relação com a mudança dos hormônios; é comum os jovens ficarem um pouco distantes dos pais à medida que se desenvolvem. Apenas dê um tempo para eles.

Manter uma conexão emocional com um adolescente não é uma tarefa fácil. As causas de uma desconexão dos pais com os filhos adolescentes podem estar ligadas às relações emocionais estabelecidas na infância, as quais passaram despercebidas.

Sentimento de tristeza e de desesperança são comuns aparecerem num determinado momento da vida.

Fique atento às mudanças de humor e comportamento que duram muito tempo.

Podem ser indicativos de um problema maior, como depressão e ansiedade.

Procure ver os pontos bons do seu filho e não os ruins. Faça isso sem os adularem e superprotegê-los.

Vocês erguerão o seu filho com pontos muito bons dele. Desse modo, conseguirão desfrutar de uma boa convivência com ele.

Tente se aproximar do seu filho adolescente por mais impossível que isso possa parecer. A longo prazo isso ajudará a fortalecer o vínculo emocional com ele.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: